Medicina

Autores brasileiros ganham destaque em publicações internacionais

De autoria dos médicos nucleares Claudio Tinoco Mesquita e Mauricio Leão, o artigo brasileiro “Cardiology and Sustainable Development” foi publicado em janeiro no International Journal of Cardiovascular Scienses, importante publicação médica com repercussão global. O estudo exalta a importância da cintilografia de perfusão miocárdica no tratamento de doenças cardiovasculares e o avanço das tecnologias para a área da Saúde em países em desenvolvimento.
Nele, os médicos apresentam os problemas da economia do planeta, mostrando a desigualdade social vivida no Brasil é evidenciada pelos indicadores de Saúde. Segundo dados, as doenças cardiovasculares representam 31% de todas as mortes no país.
Entretanto, é possível prevenir as doenças cardiovasculares diminuindo os riscos aos qual o indivíduo se expõe diariamente: reduzir o tabagismo, praticar atividades físicas, controlar a pressão arterial e combater a obesidade. Além disso, a cintilografia de perfusão miocárdica é importante para um diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares. Com ela, é possível identificar se existe alguma área do miocárdio que não esteja recebendo sangue suficiente quando o paciente se submente a estresse.
O QUANUM (Qualidade Auditorias de Gestão em Medicina Nuclear) é essencial para disseminar a cultura de qualidade e segurança, bem como implementar ferramentas de qualidade em serviços de Medicina Nuclear, que realizam testes em pacientes com doenças cardiovasculares, podendo reduzir a mortalidade.
Fonte: SBMN

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close