Colunistas

Biotecnologia e a evolução da biomedicina

Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos
Presidente do CRBM – 1ª Região
Diretor da FAAP – Ribeirão Preto-SP

[email protected]

 

 

A finalidade produtiva da biotecnologia coloca a biomedicina em destaque. É evidente a evolução da profissão a medida que verificamos os principais indicadores disponíveis para análise. A amplitude da biotecnologia abrange as principais habilitações biomédicas. A biotecnologia moderna faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante, combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e bio-direito, entre outras.
A biomedicina tem sua origem na pesquisa e docência e com o passar dos anos além de se fixar na origem abriu um leque de atuações que culminou com a formação de excelentes profissionais em vários campos de atuação. O crescimento profissional fomentou a abertura de novos cursos de biomedicina pelo país. Nascida a partir de 1970 a biomedicina hoje está representada em todo o território nacional com ótimas escolas oferecendo cursos de alto nível.
Hoje além do Conselho Federal de Biomedicina contamos com seis conselhos regionais, entidades de apoio a profissão como a Associação Brasileira de Biomedicina e suas associações regionais coligadas como Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e os sindicatos de profissionais. No mote da qualificação profissional a Associação Brasileira de Biomedicina é responsável pelos títulos de especialista apontando para o mercado de trabalho profissionais qualificados e determinada habilitação biomédica. Nossa meta é que cada conselho regional com suas associações regionais realize investimentos para a qualificação profissional e capacitação tornando cada um servidor da saúde por excelência.
Diante disso este ano organizaremos o nosso XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina e IV Congresso Internacional de Biomedicina que acontecerá na cidade de São Paulo nos dias 06 a 09 de setembro. O tema central do nosso congresso é a biotecnologia e a evolução da biomedicina. Entendemos que o congresso realizado em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, onde a biomedicina tem o maior destaque merece ter um congresso que ofereça um plus aos participantes. Desde já convido a todos para que se preparem para este grande evento que terá conteúdo para os profissionais biomédicos e também contemplará os acadêmicos da biomedicina.
Saudações Biomédicas

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close