Colunistas

Como uma empresa de saúde pode inovar?

O conceito de cross-functional e o modelo de inovação empresarial para empreendimentos de saúde.

Rodrigo Masini
Médico, CEO, Consultor estratégico em
tecnologia em saúde, marketing e negócios
de saúde, Executive Coach, escritor
e palestrante
dir[email protected]

 

Uma equipe cross-functional ou transfuncional é um grupo de trabalho formado por funcionários de diferentes áreas funcionais de uma organização que colaboram para atingir um objetivo declarado.
Uma empresa da área de saúde, independente do seu tamanho, por exemplo, poderia criar uma equipe transfuncional com funcionários de engenharia, assistência médica e de enfermagem, marketing e atendimento ao cliente, todos trabalhando como partes interessadas iguais, para produzir uma nova solução para a empresa. Em alguns casos, uma equipe destas também incluirá clientes ou outras partes interessadas externas do projeto.
As organizações de saúde que tem inovado, geralmente criam equipes transfuncionais em caráter temporário para funcionar como uma unidade durante um projeto específico, desde o início do projeto até, idealmente, a conclusão bem-sucedida dele. No entanto, algumas empresas organizam sua força de trabalho em equipes transfuncionais permanentes, em vez de em uma estrutura hierárquica mais tradicional, que inclui divisões claras das atividades profissionais.
Uma equipe transfuncional coloca menos ênfase nos papéis específicos dos membros dentro da organização e dá mais ênfase à comunicação e ao trabalho em conjunto para atingir as metas organizacionais .


E quais são os objetivos que as empresas de saúde inovadoras estão usando equipes transfuncionais? Simples, para ajudá-las a produzir melhores resultados mais rapidamente. Assim, as empresas esperam que essas equipes de trabalho sejam equipes de alto desempenho.
A filosofia por trás disso é reunir trabalhadores com diferentes visões e talentos, a fim de abordar de maneira mais eficaz e eficiente o que precisa ser feito. E colaborando juntos em uma única unidade, com um objetivo comum, os trabalhadores não perdem tempo passando um projeto de um departamento para o outro, como fazem as empresas de saúde mais tradicionais.
Assim, as equipes interfuncionais reduzem a repetição e a necessidade de revisões. Embora essas equipes tenham a intenção de romper os silos departamentais, cada membro da equipe ainda contribui com suas próprias habilidades profissionais ou departamentais para o todo como parte desse esforço colaborativo. Como tal, os membros da equipe devem ser escolhidos tanto por sua experiência no assunto quanto por suas habilidades profissionais, bem como por sua capacidade de se comunicar e trabalhar bem com outras pessoas na unidade.
Prós e contras
Os proponentes do uso de equipes transfuncionais listam vários benefícios para as organizações de saúde que os utilizam. Esses incluem:
● Melhoria na resolução de problemas e na tomada de decisões mais rápidas, que levam ao desenvolvimento de um produto ou serviço melhor e mais rapidamente;
● Inovação aumentada;
● Maior capacidade de resposta às mudanças nas condições e requisitos de mercado, devido às capacidades de tomada de decisão da equipe; e
● Melhor alinhamento com os objetivos organizacionais gerais, pois as equipes transfuncionais dividem os interesses próprios dos departamentos para se concentrar em um objetivo comum.
Por outro lado, as equipes transfuncionais podem ser propensas a falhas quando não são adequadamente cuidadas e gerenciadas. Como todos os projetos sem a devida supervisão, normalmente de um gerente de projetos, tais iniciativas podem levar a equipes mal-sucedidas, desperdiçando tempo e recursos. Além disso, podem criar divisão dentro de uma organização e ainda, colocarem o empreendimento de saúde em desvantagem competitiva ao não cumprir seus objetivos. Porém, este tem sido um dos modelos que mais tem dado certo na implementação de inovação dentro de empresas de saúde. E aí quer tentar?

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close