Colunistas

Experiência positiva fortalece a marca e fideliza o paciente

 

ALEXANDRE CALEGARI

[email protected]

O atendimento de excelência garante a satisfação e a fidelidade do cliente. Porém, no setor de análises clínicas, para se alcançar este objetivo, não basta apenas pensar no momento em que o paciente está no laboratório. Nesse segmento, a experiência do paciente deve ser encarada como um conceito mais abrangente.
Um estudo da consultoria norte-americana Gartner Group concluiu que 80% dos consumidores consideram a experiência como um todo como fator decisivo no momento da escolha de um produto ou serviço. Assim, no setor da medicina laboratorial, podemos considerar que a experiência do paciente se inicia no momento em que a demanda por uma análise clínica é gerada no consultório médico, na escolha do laboratório, passando pela realização do exame até à entrega do resultado.
A mesma consultoria constatou ainda que 87% do pacientes usam experiências passadas para escolher o serviço a ser consumido no futuro. Chega-se à conclusão de que uma boa gestão da experiência do paciente pode fortalecer a marca, fideliza o cliente e aumentar a renda.
Ao mesmo tempo, para garantir essa satisfação, não se pode pensar em experiência do paciente sem ter segurança assistencial, com cuidados centrados no paciente, além de segurança de dados e segurança de informação. Tudo isso é assistido pela tecnologia, mas ainda com pouca interação, baseada praticamente em consulta de laudos e históricos de resultados online.
Estamos prestes a entrar na quarta evolução digital e essas interações vão ser potencializadas. O mundo digital tem se conectado cada vez mais com as pessoas e uma experiência positiva no processo de interação será exigida para garantir a satisfação do paciente.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close