Mercado Atual

Valor diagnóstico do teste de Dímero-D na Trombose Venosa Profunda (TVP)

Estudos mostram a confiabilidade do teste de Dímero-D como um teste de extrema importância para a exclusão da suspeita de TVP e EP. Para isto, o ensaio deve apresentar alto valor preditivo negativo e valor de corte devidamente comprovado em estudos clínicos.
A TVP é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo. Cerca de 80% dos casos são assintomáticos, que pode progredir para um quadro mais grave, a Embolia Pulmonar (EP). Mais de 60% dos casos de EP são fatias e nem sempre detectados a tempo para a reversão do quadro.
Wells et al. elaboraram um modelo de classificação do paciente, baseando-se em sinais e sintomas, fatores de risco e diagnósticos alternativos, estimando assim a probabilidade pré-teste em baixo, moderado e alto risco para TVP. Em pacientes com baixa probabilidade de TVP, o teste de Dímero-D (DD), quando negativo, tem valor preditivo negativo suficiente para reduzir a necessidade de outros exames de imagem, além disto, o uso de critérios clínicos associado ao DD tem boa relação custo-benefício, diferente dos casos de pacientes com alta probabilidade para TVP ou EP, cuja a utilidade do DD é questionável.
O dímero-D é um do produto da degradação da fibrina e está presente em qualquer situação na qual haja formação e degradação de trombo, não sendo, portanto, um marcador específico de TVP. Porém, como um marcador de exclusão está bem estabelecida sua importância.
Existem inúmeros ensaios de DD com diferentes metodologias no mercado. É de suma importância que o laboratório decida o melhor método para liberar resultados precisos e tragam o custo benefício esperado. Diversos são os métodos de quantificação de Dímero-D, incluindo: ensaios semi-quantitativos de látex, imunoensaios turbidimétricos, e imunoensaios enzimáticos. Entretanto, as faixas de sensibilidade e a especificidade do resultado de Dímero-D variam de tal forma que sua utilidade diagnóstica tem sido questionada.
Para garantir que o laboratório esteja oferecendo a melhor ferramenta diagnóstica, deve-se atentar aos seguintes pontos: Valor de corte seguindo os requisitos do CLIS (H59-A) de VPN > 98%, Sensibilidade > 97%; Estudo clínico multicêntrico comprovando seu ponto de corte de exclusão; Esteja disponível para o hospital 24 horas/ 7 dias
O estudo DiET, estudo multicêntrico internacional e prospectivo (seguindo as regras do CLSI H59-A), comprovou a excelente performance do reagente de Dímero-D da Stago. O STA®-Liatest® D-Di é um reagente com uma excelente performance, garantindo 100% de Valor Preditivo Negativo (VPN) para exclusão da TVP e 99,7% para exclusão da EP
O CQC Tecnologia em Sistemas Diagnósticos preocupada em fornecer sempre produtos de alta qualidade e performance do mercado, em parceria com a Stago, oferece um sistema confiável de dosagem de Dímero-D sendo reagentes Líquidos com ótima estabilidade on board, pronto para uso, pré-calibrado e completamente automatizado.

www.cqc.com.br
[email protected]
+55 (19) 33033800
+55 (65) 36424387
+55 (67) 33274566

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close