Materia

Gestão de não conformidades no laboratório

No dia 8 de junho, o SINDRIBEIRÃO-Sindicato dos Hospitais, Clínicas, e Laboratórios de Ribeirão Preto realizou o curso “Gestão de não conformidades no laboratório clínico – a melhor ferramenta para melhoria contínua”, em Ribeirão Preto. As não conformidades são o não atendimento de um requisito pré-estabelecido ou processos que geram resultados insatisfatórios.
O curso apresentou informações sobre ferramentas apropriadas para gestão de não conformidades que visam a auxiliar na gestão e resolução de problemas. O objetivo foi capacitar os participantes a identificar e analisar não conformidades, estabelecer planos de ações utilizando ferramentas apropriadas e solucionar problemas para a melhoria contínua de seus sistemas de gestão da qualidade.
A farmacêutica bioquímica Atecla Nunciata Lopes Alves, especialista em implantação de Sistemas da Qualidade e auditorias internas pela Fundação Vanzolini USP, foi a palestrante. Ela abordou conceitos e definições relacionadas às não conformidades e ações corretivas; visão geral dos requisitos normativos relacionados (ISO 9001 / ISO 14001 / OHSAS 18001); identificação de não conformidades, tipos e classificação, conscientização e responsabilidades; etapas: descrição, técnicas e tratamento das não conformidades; ferramentas básicas para solução de problemas e exemplos e exercícios práticos.
O evento foi endereçado a técnicos em laboratório, farmacêuticos, biomédicos, biólogos e médicos que necessitam de orientações para a prática diária no laboratório clínico.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close