A importância da medicina laboratorial na prevenção de doenças


A medicina laboratorial apoia a tomada de decisões médicas mais assertivas e dá apossibilidade de fazer um diagnóstico precoce para um tratamento mais efetivo. Nesse sentido, é preciso conscientização das pessoas sobre a importância do checkup preventivo que, além de prevenir doenças, ainda diminui as despesas do segmento de saúde como um todo. Porém, pesquisas apontam que, no Brasil, oito em cada dez pessoas não realizam checkups preventivos. Esse número ainda é bastante significativo num momento em que a tecnologia permite o fácil acesso à saúde. No caso da medicina laboratorial, a tecnologia tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças, uma vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros, facilitando a tomada de decisões dos médicos no tratamento mais adequado.

Esse avanço é bastante significativo para o setor já que 70% das decisões tomadas pelos profissionais de saúde estão baseadas nos resultados dos exames laboratoriais.Além disso, os laboratórios contam com softwares muito mais eficientes, com verificação automática de resultados, mínima necessidade de digitação, alertas para resultados alterados, redução de recoleta, entre outros benefícios que reduzem chances de erros e, consequentemente, de custos operacionais. Em meio a essas transformações também observamos um novo perfil de consumidor, muito mais conectado e informado, tornandose cada vez mais exigente em relação a sua saúde e bem-estar. Na busca de atender esse novo consumidor, laboratórios apostam em plataformas tecnológicas que disponibilizam serviços em tempo real ao paciente, desde o pré-agendamento de exames até a consulta de resultados.

Mesmo com todas essas facilidades disponíveis pela tecnologia, a baixa adesão aos checkups ainda é expressiva, o que está levando importantes associações ligadas à saúde organizarem campanhas para conscientização das pessoas em relação à importância dos checkups preventivos. Uma delas é a campanha #ImportantePrevenir, da SBPC/ML - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, com o objetivo de alertar a população da importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças. No mesmo caminho segue o movimento Valorizalab da SBAC - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas para valorização das análises clínicas no Brasil.

A campanha tem duas frentes: uma voltada para o gestor laboratorial (disponibilizando conteúdo para ajudar o laboratório a se comunicar melhor com o público) e outra para o grande público (conscientizando a sociedade sobre a importância dos exames laboratoriais e das análises clínicas). Levando em consideração esses aspectos, embora a tecnologia ofereça agilidade aos processos laboratoriais, garantindo exames cada vez mais simples, com resultados precisos para facilitar a decisão médica, é preciso maior conscientização das pessoas sobre a importância dos checkups preventivos. Além de prevenir doenças, o checkup de rotina ainda evita gastos e tempos desnecessários, tanto por parte do paciente, quanto do setor de saúde como um todo.

 

NOSSOS PARCEIROS