A importância do benchmark para as empresas


Entender e comparar diferentes cenários e mercados onde atuam laboratórios de medicina diagnóstica, compartilhando os dados com nossos parceiros de negócios, é fundamental para agregar valor ao ecossistema de saúde como um todo. Partindo desse conceito, a Shift realizou sua primeira pesquisa de benchmark neste ano com sua base de parceiros que hoje representa quase 17% do volume de exames realizados anualmente no País. Sem contar que a empresa vem crescendo 20% ao ano nos últimos seis anos, atuando também em mais quatro países da América Latina (Argentina, Uruguai e Paraguai e Bolívia).

Ao analisar os dados, observamos a tendência para investimentos em automação laboratorial até 2020, tendo em vista a melhoria da eficiência operacional e agilidade e segurança na entrega resultados. O que chamou a atenção na pesquisa foi o fato de os laboratórios que registraram maior investimento em tecnologia apresentarem uma taxa de quase 70% do volume de exames verificados automaticamente - um alto índice de produtividade e eficiência operacional nesse critério.

Os investimentos na jornada do paciente também são constantes. Essa área vem se consolidando como frente estratégica, onde se consegue de fato trazer grande experiência para o atendimento, desde como o paciente é recebido até ao pós- atendimento e relacionamento. É uma área muito trabalhada e contínua como prioridade. Na nossa pesquisa, também ficou claro que os laboratórios já implementaram ou têm projeto definido para melhorar a experiência do paciente, onde laboratórios chegam a ter um tempo médio de atendimento de cerca de 8 minutos.

Também notamos uma mudança no campo de atuação dos laboratórios. A tendência do mercado é o crescimento da atuação em áreas de prevenção, como vacinas e imagem. A pesquisa aponta que mais de 30% planejam atuar nesses segmentos. Diante desses fatores, a pesquisa de benchmark da empresa foi essencial para entendermos os rumos do mercado de medicina diagnóstica.

Percebemos também que a tecnologia está sendo uma grande aliada para a eficiência dos processos laboratoriais. Essa foi a primeira de muitas pesquisas que serão realizadas pela companhia para poder trabalhar em conjunto com nossos clientes e parceiros de negócio, identificando melhorias e desafios do setor, agregando valor a todo o ecossistema de saúde.