A Remoção da Tatuagem


Uma Tatuagem é a lembrança de um momento marcante, um símbolo, uma frase ou o nome de uma pessoa querida. Quem decide decorar a própria pele sabe que isto é para sempre, mas muitas vezes ignora as consequências que isto pode trazer na profundidade do corpo.

As Tatuagens tem se tornado cada vez mais populares e acessíveis, por isso também mais pessoas também tem se arrependido e procurado a remoção de suas Tatuagens. Devido a quantidade de melanina, a remoção de tatuagens em peles negras (que tem alta pigmentação da pele, pela presença de maior quantidade de melanina), requer cuidados especiais, e a recuperação tende a ser mais lenta.

Para tirar definitivamente uma Tatuagem da Pele, é preciso ter paciência para encarar a remoção. É muito comum se ter dúvidas sobre qual o procedimento de remoção da retirada então, se recomenda consultar um Dermatologista para que avalie o tamanho e as cores da Tatuagem, e deste modo escolher a melhor forma para remover, ao máximo possível, o desenho. Entre os motivos para que se queira apagar uma Tatuagem estão: tatuagens antigas, malfeitas, está em local visível, “as vezes discrimina” para aceitação no mercado de trabalho, etc. Geralmente, as tatuagens mais fáceis de remover são as de Henna ou as definitivas que não contêm tinta preta ou cores escuras, assim como as que foram feitas há menos de 1 ano. Os métodos utilizados para retirar Tatuagens são: Água, Uso de Cremes de Remoção, Dermoabrasão, Cirurgia Plástica e Laser.

ÁGUA: ESPECÍFICO PARA TATUAGEM DE HENNA (1, 2, 3, 4)

As Tatuagens de Henna são Tatuagens feitas a partir de uma planta de regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia e norte da Austrália. Para se obter um Creme para confeccionar a Pasta do Pó da Henna, em condições de aplicação para uma Tatuagem, é necessário que o pó seja misturado com água, obtendo-se uma Pasta ou Creme, que será aplicado na pele para formar um desenho, ou então para pintar cabelos, unhas, couro, lã e seda. Os corantes que compõem a tinta Henna são inofensivos a pele humana e deixam apenas u’a marca temporária, que se forma na camada superior, que é a camada mais superficial da pele.

A Tatuagem de Henna é temporária, permanece no corpo durante no máximo até 30 dias. A remoção da Tatuagem de Henna se faz com agua morna, que pode ser uma toalha bem molhada, colocada por cima da Tatuagem. A agua morna faz com que os poros superficiais da pele abram e permitam que a tinta simplesmente saia.

Para que a remoção de Henna seja completa e sem marcas é necessário que o processo seja feito várias vezes, até que toda a tinta desapareça da pele. Para a remoção de Henna, além do uso da Agua, também se pode utilizar Cremes comerciais, cuja remoção será em um prazo maior, porque se deverá aplicar diariamente o creme sobre a Tatuagem e com o passar do tempo a Tatuagem de Henna será removida totalmente.

O que é a Tatuagem de Henna Negra? É uma Tatuagem temporária, mas que não é o verdadeiro extrato de Henna cujo original é de cor vermelha-a laranjada. O que se denomina de Henna Negra são geralmente misturas com uma substância denominada PPD (parafenienodiamina ou p-fenienodiamina) cujo uso é ilegal nos países da União Europeia, porque esta substancia pode ser prejudicial quando aplicada diretamente na pele, em altas concentrações, geralmente a PPD é usada, misturada nos produtos das Tatuagens Temporárias (5).


Referencias

  1. Viana A. Como remover uma tatuagem definitiva ou de hena. Agosto 2020.
    https://www.tuasaude.com/como-tirtar-uma-tatuagem/ Consulta em 18 / 12 / 2020.

  2. Rocha L. Remoção de tatuagem – como é feita, quanto custa, dói? [+ dúvidas]. 08/06/2019.
    ttps://segredosdomundo.r7.com/remocao-de-tatuagem/ Consulta em 10 / 12 / 2020.

  3. Viana A. Como remover uma tatuagem definitiva ou de henna. 
    https://www.tuasaude.com/como-tirar-uma-tatuagem/ Consulta em 07 / 01 / 2021

  4. Equipe Blosom. Remoção de Tatuagem: Quais são os métodos mais eficientes e quanto custam?
    https://blosom.com.br/blog/bem-estar/ewmocao-de-tatuagem-quais-sao-os-metodos-mais-eficientes-e-quanto-custam/ Consulta em 07 / 01 / 2021.

  5. News Medical Life Science. O que são as tatuagens temporárias de “henna negra”?
    https://www.portalmie.com/atualidade/mundo/noicias-do-mundo/2019/09/0-quao-seguras-sao-as-tatuagens-de-henna-negra Consulta em 08/ 01 / 2021


 

NOSSOS PARCEIROS