Como desenhar um planejamento de marketing em 6 passos


O Planejamento ou plano de Marketing de uma empresa tem como principal objetivo obter vantagem competitiva frente ao seu mercado. Resumidamente, é uma ferramenta estratégica utilizada para analisar o mercado, estabelecer metas, objetivos, bem como buscar atrair e reter clientes continuamente. A partir de um plano bem preparado, a empresa pode então ter uma visão de onde concentrar mais seus esforços para alcançar o melhor resultado.

Ter uma equipe ou uma assessoria de marketing ainda não é realidade para muitas instituições, por isso, nessa edição, resolvi trazer para os leitores do Labor News, alguns passos básicos que devem ser seguidos para se criar um plano de marketing bem estruturado:

1) Conheça o seu mercado - comece respondendo as seguintes perguntas: quantos habitantes tem na sua cidade? Quantos deles têm plano de saúde? Quais os principais planos de saúde da sua região e quantos beneficiários cada um têm? O que está acontecendo ou pode acontecer no seu ambiente externo, que te force a mudar ou se adequar? Quais são seus pontos fortes e fracos frente às oportunidades e ameaças do mercado?

2) Análise seus concorrentes - Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? O que eles têm de diferente e similar? Porque eles concorrem com você? Qual o preço deles? Quais são os clientes deles? O que você faz e pode ainda fazer de diferente deles? Porque os clientes deveriam escolher o seu serviço e não o concorrente?

3) Olhe para dentro e entenda o seu potencialSupondo que você saiba que tem oportunidade de mercado para atender uma média de 300 pacientes por dia. Você tem estrutura física, de pessoas, de processos, de tecnologia para isso? O que precisa fazer para ter? Em quanto tempo?

4) Defina os objetivos estratégicos e as metas - para alcançarmos um resultado precisamos saber exatamente o que queremos, sendo assim, antes de começar o ano com força total, tenha bem definidos quais serão os objetivos estratégicos da sua empresa para 2020. Ex.: ter serviços exclusivos para o mercado corporativo; melhorar o resultado (maior receita, menor custo); captar e reter mais clientes. Com base nisso, determine as metas (alcançáveis e mensuráveis).

5) Faça um plano tático de ações - após mapear os dados estratégicos e definir os objetivos da empresa, você terá em mãos o que precisa para traçar um bom plano de ação, afim de trazer os resultados desejados. Uma forma de trabalhar esta fase como uma boa gestão de projetos é utilizar o 5W2H, estabelecendo: oque (qual a ação), porque (objetivo), onde, quem (do responsável ao executor), quando (prazo), como e quanto custa (orçamento e tempo).

6) Verifique os resultados - o plano de marketing não é estático nem imutável, por isso é importante medir os resultados e assertividade de cada ação, a fim de avaliar se está ou não dando os resultados esperados e o que precisa mudar para trazer mais eficiência. Alterar a rota no meio do caminho não significa que o plano é falho, mas sim que você tem uma visão estratégica para readequar e realinhar o trajeto.

Desejo a todos um excelente 2020, com muito sucesso e um planejamento estratégico cheio de realizações!

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