Como medir e manter seu planejamento de marketing com sucesso


No meu ultimo artigo, você pode compreender porque é importante ter um planejamento anual de marketing na sua organização e como você, mesmo sem uma equipe ou agência especializada disponível, pode desenhar um plano de marketing atrelado aos objetivos estratégicos da empresa. Não é uma tarefa tão simples e requer pensamento analítico, metodologia, além de certo conhecimento sobre as ferramentas de marketing, mas seguindo os passos que recomendei você conseguirá entender seu mercado, fazer um bom diagnóstico interno, traçar um planejamento e aplicá-lo, trazendo bons resultados.

Como o plano de marketing de uma empresa precisa resultar em sua vantagem competitiva frente ao mercado, temos o grande desafio de medir a eficiência das ações para a tomada de decisão: manter, expandir, tirar, diminuir e/ou modificar uma ação. É o famoso ciclo PDCA, uma ferramenta muito conhecida e eficiente para ajudar a execução de qualquer planejamento. Partindo do princípio que já temos o planejamento (PLAN) traçado, o foco agora é partir para a ação (DO) e é neste momento que as diversas áreas da empresa são diretamente envolvidas: TI, atendimento, compras, administração, entre outros.

Todos os participantes precisam estar bem alinhados com os objetivos da instituição e do planejamento. Além disso, a comunicação entre a equipe é essencial para que todos executem e entreguem suas responsabilidades da melhor forma, dentro do prazo estipulado. (leia o meu artigo sobre “Gestão de Pessoas e o Marketing”) O plano de marketing não é estático nem imutável, por isso é importante medir os resultados e assertividade de cada ação (CHECK), a fim de avaliar se está ou não dando os resultados esperados e se necessário, agir (ACT) para mudar a rota.

Supondo que uma ação é implementada: Objetivo: Alavancar as vendas de um serviço específico Meta: crescer 20% Ação (DO): campanha integrada de marketing que contemple mídias digitais, off-line, e-mail mkt e endomarketing.

Após o primeiro mês da campanha, a equipe avalia os resultados e identifica que as ações ou parte delas não estão trazendo os resultados esperados. É neste momento que precisa se debruçar, identificar onde está o erro ou a oportunidade de melhoria, recalcular a rota (PLAN) e voltar à ação (DO), recomeçando assim, o ciclo PDCA do marketing.

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