Como melhorar o fluxo do paciente no laboratório


Não importa o tipo de serviço prestado, o consumidor de hoje exige um atendimento ágil e de qualidade. E não é só isso. Ele também deseja ter um bom relacionamento com o local, ser bem atendido e confiar no serviço ou produto que está consumindo. Tudo isso deve ser levado em conta quando o laboratório quer trabalhar para melhorar o fluxo operacional e aumentar sua capacidade produtiva. Hoje, a tecnologia é uma aliada para promover a melhor experiência ao cliente no consumo dos serviços de saúde, desde o atendimento até à entrega dos resultados, organizando e otimizando todas as suas etapas da operação.

Pesquisas recentes mostram uma correlação positiva entre a experiência do paciente em diversos fatores, como o impacto na segurança ou menores chances de erro nos exames, índices de recoleta, entre outros. Não é à toa que muitos laboratórios estão apostando em processos inteligentes, com sistema de gestão integrado, cuja função principal é de gerenciar com rapidez, segurança e rastreabilidade todos os seus processos. Além de aumentarem a produtividade no laboratório, esses mecanismos tecnológicos garantem um tempo menor para a entrega dos exames. Isso é muito importante para os pacientes, uma vez que há mais agilidade na entrega de laudos, apoiando, assim, o diagnóstico. 

Processos inteligentes nos laboratórios ainda evitam o retrabalho e a possibilidade de erros, reduzindo custos e repetições dos exames. Esses investimentos são importantes para atender a essa nova ordem de exigência dos clientes. A prestação do cuidado hoje não é mais focada na instituição em si, mas no paciente e sua família, colocando-os no centro do cuidado.De olho nesse novo perfil, laboratórios também desenvolvem plataformas móveis que conectam os clientes em tempo real com os serviços laboratoriais, desde o pré agendamento de exames até a consulta de resultados, disponibilizando o acesso a todo o seu histórico do atendimento no laboratório, visualização de resultados e compartilhamento dos documentos, com os médicos que solicitaram o exame.

Essa é uma ferramenta estratégica para o laboratório, pois apoia em sua gestão e engaja o paciente a colaborar para um melhor atendimento. Diante de toda agilidade e facilidade que a tecnologia traz ao laboratório, o investimento em processos inteligentes para melhoria da gestão de fluxo do paciente permite que o laboratório assegure que os clientes recebam o cuidado certo, no lugar certo, na hora certa, promovendo maiores níveis de segurança e satisfação.

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