Crise e oportunidade


Todo mundo já ouvir falar que no idioma chinês, a palavra "crise" é composta de dois caracteres, um que representa ameaça e outro que representa a oportunidade. De fato, a pandemia do novo Coronavírus nos mostra que é possível, sim, criar valor em meio ao caos. Especificamente no setor de medicina laboratorial, a crise se revelou uma excelente oportunidade para ressaltar a relevância e o protagonismo desses profissionais e para discutir amplamente temas tão fundamentais para nós, como a qualidade e a segurança do paciente.

Em meio a tanta demanda pela testagem e pela oferta ilícita destes testes pela Internet - até com venda direta aos consumidores desavisados - a SBPC/ ML liderou uma iniciativa de validação dos testes para Covid-19, em conjunto a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). A participação das empresas diagnósticas neste programa de validação é voluntária e permite que a indústria avalie seu produto em um protocolo de validação previamente definido.

Este programa conta também com a contribuição de laboratórios públicos e privados do país que executam este protocolo em amostras previamente selecionadas. Com esse trabalho, além de darmos luz à qualidade de cada kit diagnóstico, também apresentamos a rotina rígida dos laboratórios em relação aos seus processos de qualidade, como a de validar (testar em vida real) os kits que serão utilizados na prática clínica. Todo este processo é extremamente importante para garantir a segurança dos pacientes, contribuindo para um diagnóstico qualificado e agregando valor para a saúde pública.

Com a publicação dos dados, permitimos que todos os profissionais de laboratório e os médicos possam avaliar o comportamento do desempenho de cada kit e, com isso, saber o melhor momento da indicação de cada teste. É importante lembrar que o vírus é endêmico e ainda continua circulando pelo Brasil e pelo mundo. O uso de máscaras em conjunto com distanciamento social ajudou a reduzir o R de transmissão; permitindo um retorno gradual da atividade econômica.

Vamos continuar convivendo com o novo Coronavírus e a testagem se fará cada vez mais presente - tanto para diagnosticar rapidamente um paciente e tomar as medidas necessárias, como para acompanhar a disseminação do vírus em nossa sociedade. Somente assim, as autoridades públicas conseguirão definir estratégias de contenção adequadas para determinado momento em uma determinada região do país. Estamos aprendendo dia a dia com a evolução da pandemia e com as publicações científicas que não param de serem produzidas.

Com a Medicina Laboratorial em alta há uma oportunidade para que os patologistas clínicos do país mostrem seu valor e contribuam para o controle da pandemia. Nosso conhecimento ajuda no enfrentamento do que é o maior desafio em saúde do nosso século, desde os aspectos regulatórios, passando por todas as fases de execução dos testes: indicação, coleta, transporte, processamento, análise e interpretação. Para uma pandemia que se iniciou na China, a inspiração para a oportunidade, já é intrínseca. Para nós, profissionais de laboratório, uma nova realidade. 

NOSSOS PARCEIROS