Essa é a CHAVE para alcançar o Sucesso


É fato, chegamos em outubro. E mesmo com toda essa doideira que o mundo VUCA nos ajudou a viver, temos que pensar em 2021.

Normalmente eu escreveria esse texto em dezembro e te ajudaria com várias reflexões nesse sentido. Porém, quero te ajudar a pensar com base em uma única pergunta: 

O que a pandemia do Corona vírus te ensinou?

Você que atua como Líder na área da saúde com certeza vivenciou tudo isso bem de perto. Eu vivencie de longe porque sou do grupo de risco, contudo, foi o período no qual mais trabalhei. Acompanhei o trabalho de muitos líderes que se viram envoltos em situações que nunca tinham imaginado viver em suas carreiras e muito menos com suas equipes.

Liderar em meio ao caos, lidar com altos índices de estresse e manter a equipe unida, com certeza foi um grande desafio. Agora, é importante que você pense no futuro e em tudo que aprendeu durante esse período. Daí a pergunta acima.

Pense nas competências que seu time apresentou nesse período e se elas estão alinhadas com as necessidades da sua empresa. Se elas estiverem adequadas - que maravilha - pense em como você pode manter esse nível de performance. 

Se essas competências estão aquém das expectativas, o que você pode fazer para ajudar nesse sentido? Quais conteúdos você pode trabalhar com sua equipe para ajudar cada profissional a desenvolver outras competências? 

É importante que você entenda qual é o conceito de Competência para melhor liderar sua equipe. Competência pode ser definida como o conjunto de Conhecimentos (conhecimento em si), Habilidades (domínio desse conhecimento) e Atitudes (comportamento) que o colaborador demonstra no seu dia a dia. Essa definição é o famoso CHA que você deve ter visto em algum momento da sua vida. 

Entretanto, além do CHA é importante entender o CHAVE, pois é aí que você conseguirá planejar os próximos passos. CHAVE envolve os Valores que permeiam a vida do colaborador junto aos valores da empresa e a Entrega que ele apresenta. Tudo isso formam o conceito atualizado de Competência. 

Em termos práticos, para desenvolver sua equipe e pensar num planejamento, você precisa avaliar as competências. Sem essa avaliação, seu planejamento se torna “capenga” porque foi elaborado com base em avaliações rasas. E para avaliar as competências, é preciso observar e acompanhar cada membro da sua equipe. Pode parecer trabalhoso, contudo, é assim que os resultados se tornarão consistentes.

E agora é o melhor momento para você fazer isso porque estamos nos aproximando do novo ano e ainda vivendo os reflexos da pandemia. Tire proveito desse momento e pense em todas as situações que você e sua equipe vivenciaram para entender o que deve ser melhorado. Nos momentos de pressão – qual foi a postura adotada? Como foi lidar com o inesperado? Como foi receber novos profissionais em meio ao caos? Como foi buscar resultado se o planejamento original deixou de existir? Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a fazer essa análise.

A partir disso, elabore seu plano de ação, ou seja, estabeleça metas para cada colaborador, bem como sua contribuição nesse processo. Um líder deve sempre apoiar o desenvolvimento da equipe, propor melhorias e buscar alternativas para fazer as coisas acontecerem. Resultado se adquire com engajamento, trabalho em equipe e principalmente, através das Pessoas

 

 

 


 

 

 

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