Evitar o novo pode prejudicar sua carreira


A habilidade de se adaptar as novas circunstâncias, sejam elas quais forem, torna a pessoa versátil. O significado da palavra versátil em nossos dicionários é: aquele que se vira; que é capaz de mudar; que se adapta às várias circunstâncias. Muitos são os momentos nos quais presenciamos na nossa vida profissional em que a necessidade de se adaptar ou mudar é fator primordial para a continuidade da carreira. Os tempos modernos agregaram algumas tarefas ao nosso cotidiano que antes não existiam ou não necessitavam da nossa interação. O profissional, seja qual for a atividade profissional, precisa entender processos, mercado, movimentos sociais e tecnológicos e entender que estes pontos influenciam diretamente nas nossas escolhas. O primeiro passo em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho é sair da zona de conforto. Essa nem sempre é uma tarefa simples, uma vez que costuma ser uma tendência natural que, com o passar do tempo, fiquemos acomodados com a vida profissional que estamos levando.

A versatilidade determina as qualidades que um profissional com essa característica deve possuir e o mais importante, dá um caminho para seu desenvolvimento, pois entendo que a versatilidade possa ser desenvolvida, pois todos nascemos versáteis.

Na situação de educador e gestor de entidade fiscalizadora da profissão de biomédico, noto em muitos momentos que a base da educação nacional não estimula e não favorece ao aluno atentar para esta conduta tão necessária no mercado de trabalho. O profissional , após formado, ter que enfrentar este cenário, sem antes obter informações, orientações e aprendizado, torna o ingresso na carreira muito mais difícil do que deveria ser. Alguns profissionais relutam em se manter muito bem informados e preparados na área que atuam e creem que isso seja o bastante, e não aceitam o novo e as novas necessidades do mercado.

As instituições de Ensino Superior precisam atentar para o fato da necessária orientação ampla dos seus acadêmicos, preparando cada um para o mercado de trabalho, inclusive. Uma vez inserido no mercado e com uma boa bagagem acadêmica, tudo fica mais fácil. O tempo vai consolidar o profissional bem preparado nos melhores postos de trabalho, despertar o indivíduo para moldar uma carreira de sucesso faz toda a diferença.

Saudações biomédicas.