Final de mais um ano


Estamos chegando ao final de mais um ano de muita luta e algumas conquistas. Para o próximo ano talvez iniciaremos com uma perspectiva que realmente a regionalização da saúde proposta pelo Ministro da Saúde no último dia 29 de novembro saia do papel, e que os olhos do governo se voltem para a população melhorando serviços e minimizando gastos, ou melhor, tornar os gastos mais eficientes.

Muitas são as campanhas de conscientização da população durante o ano, de fato muito importante esta ação, mas a precariedade dos serviços e atendimento na saúde pública tornam pouco efetivas estas campanhas, ainda temos muito o que melhorar. Seguindo o modelo de contribuição à sociedade, a biomedicina criou o programa “Biomedicina em ação” onde propomos para a população atendimento dentro das competências do profissional biomédico e obtivemos sucesso em todos os eventos programados para 2019. 

Para o próximo ano daremos continuidade ao projeto exitoso. A participação dos conselhos profissionais das profissões da saúde nos fóruns municipais, estaduais e nacionais, foram um destaque neste ano. O ponto forte destes encontros foi a troca de experiência entre as profissões e a busca por atender com efetividade a população, modernizando as políticas públicas com opiniões técnicas e uma boa visão do panorama instalado. A colaboração das profissões é fundamental.

A tecnologia na área da saúde foi outro ponto forte deste ano que se encerra. Praticamente todos os eventos da área da saúde abordaram profundamente a tecnologia, de maneira consciente, pois o profissional foi o tema mais citado mostrando que não basta investir em tecnologia apenas, há que se preparar os profissionais para absorverem e disseminarem esta tecnologia no mercado de trabalho. A saúde ainda é uma área que tem no seu principal alicerce o profissional e a humanização do atendimento. Segundo o Sistema Único de Saúde quando focado nas reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação. 

Os pacientes respondem melhor aos procedimentos clínicos e se mantêm com a saúde mental fortalecida, fatores que são muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo. Com todo o otimismo e confiança em um Brasil melhor, quero desejar a todos, em especial aos profissionais biomédicos, meus companheiros de luta, um ano de 2020 melhor, e que possamos dar continuidade as nossas vidas buscando melhorar cada vez mais. Que todos tenham a oportunidade de desfrutarem este período de festas junto as pessoas que amam e que nos fazem bem.

Saudações Biomédicas,
Dacio Campos. 

NOSSOS PARCEIROS