Gestão de pessoas e o marketing


Nos projetos que minha equipe e eu implantamos para os clientes da YouCare, observamos em menor ou maior grau, a falta de envolvimento das equipes sobre a visão das empresas e os passos que elas darão pensando no futuro . Não porque as pessoas estão desmotivadas, mas pela falta de comunicaçãoe engajamento entre as instituições e seus times. Esta observação dos alertou de que era
preciso ajudar as empresas a prepararem seus recursos humanos, com comunicação clara e transparência, a fim de empoderar o time para que o planejamento seja de fato implementado e traga os resultados esperados.
 
O primeiro passo para empoderar o colaborador é comunicar e garantir seu entendimento sobre os princípios institucionais da empresa (missão, visão, valores) e a política de qualidade da organização. Este entendimento tem como principal objetivo auxiliar todos a navegarem no mesmo barco, para a mesma direção além de estabelecer limites, minimizar conflitos e antecipar possíveis problemas.
A cultura de uma organização se define pelo modo como ela faz seus negócios, como trata seus clientes e colaboradores. Em suma, é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros da organização e que reflete a sua mentalidade predominante. Por isso influencia a gestão das pessoas. 
 
Definir a cultura de uma organização não é tarefa fácil, uma vez que temos dentro da nossa empresa pessoas, que pensam, agem e sentem diferente uma das outras. Embora a cultura de uma organização seja feita pelas pessoas que dela fazem parte, o papel da alta liderança aqui é fundamental, pois a equipe copia as atitudes de seu líder. Tanto a cultura, como o entendimento sobre
os princípios institucionais da empresa são fatores críticos de sucesso de uma organização, pois têm impacto direto no resultado. Do mesmo modo, a gestão e principalmente, a comunicação entre empresa e equipe refletem diretamente nos resultados das ações de marketing implementadas. Veja um exemplo simples: O laboratório definiu incorporar um exame diferenciado, ainda não coberto pelos planos de saúde, mas que possui alto valor agregado e grande potencial de aceitação.
 
O marketing então desenvolveu material de divulgação para médicos e pacientes e lançou uma campanha de comunicação integrada por redes sociais, e-mail marketing, panfletagem, Google Ads e visitação médica. Então os primeiros pacientes começam a aparecer, a equipe de atendimento não conhece o novo exame e informam a eles que o laboratório não realiza. Isso por que os colaboradores não foram envolvidos na campanha. Parece difícil, mas infelizmente é comum em empresas que não dão a devida atenção à comunicação interna. Diante dessa fragilidade, a YouCare tem atuado não só em projetos, mas também na capacitação de gestores, a fim de que sejam líderes estrategistas e que consigam se comunicar, engajar e extrair o melhor de suas equipes. Isso porque nos comprometemos em oferecer uma visão 360° da gestão em saúde, não apenas nos projetos que desenvolvemos, mas na entrega de valor a toda a cadeia de saúde.
 

Daniele Goeking: Relações Públicas de formação, trabalhou com assessoria de comunicação para empresas de diversos segmentos, até que foi convidada para compor a equipe de marketing de um grande laboratório clínico, em 2011. Desde então, tem atuado exclusivamente desenvolvendo estratégias de Marketing para empresas do setor de saúde. É consultora na You Care há 4 anos e responsável pelo núcleo de atendimento à Laboratórios e clínicas.

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