Novas oportunidades

O jornal Labor News tem a honra de apresentar o novo colunista, Dr. Wilson Shcolnik, que passa a compartilhar seus conhecimentos com os leitores. Seja bem-vindo!!


É com muita alegria e satisfação que estreio essa coluna e celebro essa oportunidade única de ampliar os canais de comunicação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial. Este espaço servirá para colocar em foco questões pertinentes ao setor de medicina laboratorial, parte fundamental da engrenagem que faz o setor de assistência à saúde funcionar, mas cujo valor ainda não é entendido por muitos gestores da saúde. O resultado dessa incompreensão se reflete em acusações de desperdício, responsabilidade por elevação de custos ao sistemas de saúde, o que conduz à ideia de desvalorização do setor, redução ou corte de investimentos.

Por uma feliz coincidência, o convite para assinar um texto mensal no jornal LaborNews surgiu no período de comemorações pelos 75 anos de nossa entidade, para o qual programamos ações ainda inéditas em nossa história. Divulgamos os resultados da a 1a Pesquisa Sobre Exames Laboratoriais, realizada com pacientes crônicos, que confirmaram aquilo que já sabíamos: nosso trabalho é percebido como importante e tem o reconhecimento dos pacientes. Mais do que isso, os dados reforçam a importância dos exames laboratoriais para desfechos clínicos que beneficiam o paciente e principalmente para a prevenção de doenças. A partir de agora, os dados de nossa pesquisa passam a compor a lista de argumentos utilizados para rebater as declarações infundadas a respeito do nosso setor.

Mudar essa visão dos colegas e dos principais gestores de saúde do país e reforçar as orientações sobre o uso racional de exames e o valor da medicina diagnóstica, continuam sendo, no momento, a missão mais árdua nestes 75 anos de SBPC/ML. Nessa nova era da medicina, o laboratório clínico desempenhará papel de protagonista, originando informações decisivas para amparar decisões médicas.

Apesar do sucesso do portal LabTests Online, que orienta a população sobre exames laboratoriais, havia necessidade de aproximar essa comunicação através das redes sociais. Agora a SBPC/ML inovou na sua forma de comunicar e agir, lançando a campanha #ImportantePrevenir. O movimento foi embasado nos resultados do nosso estudo. Trabalhamos incansavelmente para nos posicionar, ampliar nossa atuação e reforçar a importância de nossa especialidade.

E não vamos parar por aí! Este é só o começo de uma série de ações, que devem perdurar e que reforçam o comprometimento da SBPC/ML de estar sempre atualizada acompanhando as tendências, buscando ampliar o conhecimento sobre nossa especialidade e fortalecer o setor da medicina laboratorial.