medical equipment, medicine, laboratory-4099428.jpg

O Fim de um Período

Associei-me à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas alguns anos após a sua fundação. Logo comecei a participar ativamente de suas realizações, inicialmente como presidente regional no Rio Grande do Sul por três mandatos. Neste período, tive a oportunidade de contribuir fortemente com a implantação do controle da qualidade: como convidado, ministrei inúmeros cursos desta área em Porto Alegre e em diversas cidades do interior.

Tenho o orgulho de dizer que este fato contribuiu para que o estado do Rio Grande do Sul tenha o maior índice percentual de laboratórios inscritos e participando efetivamente do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ da SBAC do país. Estes cursos e palestras visavam a formação de recém graduados e estudantes neste assunto que na época era uma novidade. Instituímos uma cultura que permanece até os dias de hoje.

Considero uma excelente contribuição dada para elevar a qualidade dos laboratórios clínicos.

Fui presidente do 13º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado em Porto Alegre em 1985, e sempre estive à disposição da SBAC para contribuir no que fosse necessário.

Já mais recentemente na gestão do Dr. Irineu Grinberg como presidente da SBAC exerci a seu convite a função de diretor executivo nos seus mandatos de 2011/2012 e 2013/2014 e também, na gestão do Dr. Jerolino Lopes Aquino de 2015/2016,

períodos em que a SBAC fez um trabalho relevante de reestruturação necessária e imprescindível para o seu crescimento. Agradeço enormemente aos dois presidentes que me honraram com o convite e permitiram que juntos pudéssemos desenvolver um grande projeto.

Em 2017 tive o prazer de assumir a presidência da SBAC para a gestão 2017/2018, reeleito para mais

um mandato de 2019/2020; posteriormente, em função da pandemia, o mandato foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021.

Foi um período de muitas realizações, onde ampliamos a nossa representação na Federação Internacional de Química Clínica – IFCC e também na Confederação Latino-americana de Química Clínica – COLABIOCLI, reativamos o Comitê Brasileiro de Diagnóstico in vitro – ABNT/CB-36.

Além disso, estreitamos as nossas relações com as entidades congêneres com o objetivo de reforçar a nossa atuação no setor e tivemos a oportunidade de juntos construir a revisão da RDC 302 em contraditório ao projeto absurdo que na época foi proposto pela ANVISA. Considerando que a SBAC tem a participação não só dos profissionais que exercem as análises clínicas, mas também dos Laboratórios Clínicos. Outra realização foi a criação da categoria de associado empresarial.

Gradativamente aumentamos a grandiosidade dos nossos congressos, com os palestrantes que sempre abrilhantaram cientificamente, os expositores que sempre estiveram ao nosso lado e parceiros importantes. No período em que sofremos as consequências da pandemia tivemos que nos desdobrar na busca de soluções alternativas, uma vez que todas as formas de comunicação com os nossos associados eram no formato presencial.

Criamos de forma rápida e eficiente uma grande quantidade de atividades digitais como o SBAC digital, CEPAC digital e uma semana voltada inteiramente às análises clínicas que denominamos de Semana das Análises Clínicas, que ocorreu e continuará a acontecer na semana do aniversário da nossa Sociedade, no dia 28 de novembro.

Por fim, depois de intenso estudo e pesquisa, em 2021 fizemos a reforma dos estatutos que regem a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, tornando-os atuais e dinâmicos, colocando a SBAC em condições de ampliar o seu crescimento.

Foram muitas mudanças drásticas, mas muito gratificantes, onde o impacto positivo foi perceptível nos profissionais e laboratórios, comprovado pelas inúmeras manifestações neste sentido.

Em 2021, encerrei a minha jornada de muitas realizações construídas com a colaboração da Diretoria, Coordenadores, Parceiros e nossos colaboradores que com muito esforço e dedicação tiveram participação ativa na execução dos trabalhos. Me honra muito ter feito parte da história SBAC, que hoje é uma sociedade muito forte, com presença em todo o território brasileiro, atuando na formação científica através de palestras, cursos e congressos.

Mas é importante afirmar de maneira contundente que a presidência da SBAC que estou encerrando com muito orgulho já esteve nas mãos de ilustres colegas que deram a sua contribuição, de forma que a SBAC de hoje é o resultado do trabalho e dedicação de todos os seus presidentes e suas diretorias.

Minha gratidão a todos que permitiram que eu tivesse a oportunidade de atingir este grande e honroso cargo. Saio da presidência, mas a SBAC sempre terá em mim alguém disponível a auxiliar no que for necessário.

Aproveito a oportunidade para saudar e desejar sucesso à nova diretoria através da Presidente eleita para o biênio 2022-2023, Dra. Maria Elizabeth Menezes, e seu vice, Dr. Marcos Kneip Fleury.

Esperamos que o nível vacinal que já atingimos nos dê a tranquilidade para retomarmos nossas atividades, mas não podemos esquecer que as ferramentas digitais que foram implantadas, sem dúvida continuarão a serviço da sociedade.

Um ótimo e esperançoso 2022!!!!!