Para o ano de 2020 a palavra é integração


Não é de hoje que a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) vem trabalhando para reafirmar a importância do setor para o sistema de assistência à saúde. Temos batalhado incansavelmente através de educação, eventos, comunicação e campanhas a fim de mostrar o valor dos exames laboratoriais, nos quais se baseiam cerca de 70% das decisões médicas; tanto para prevenção quanto para o diagnóstico e monitoramento das diferentes doenças.

Ao longo do próximo biênio daremos continuidade a esses trabalhos de forma ainda mais forte. O objetivo é ampliar o protagonismo da medicina laboratorial, imputando aos profissionais da especialidade o papel de consultor. Os médicos que estão na ponta do atendimento ao paciente, bem como todos os outros profissionais da cadeia, devem enxergar no patologista clínico um parceiro na jornada pela saúde. Um suporte desde a orientação sobre a solicitação adequada do exame correto para o fim desejado, até a discussão de resultados para oferecer o diagnóstico mais acurado para o paciente.

Essa visão sobre a parceria também é benéfica para o sistema de assistência à saúde como um todo, pois otimiza a aplicação de recursos, reduzindo custos. A medicina vive um momento em que se exige uma abordagem multidisciplinar. Pela segurança do paciente e em prol de resultados eficientes O ideal é a busca pelo trabalho em equipe, integrando diferentes especialidades médicas. A SBPC/ML reconhece, endossa e apoia a integração entre as diversas áreas. Por isso, vamos estreitar ainda mais nosso relacionamento com entidades de classe coirmãs, buscando expandir essas parcerias para cada vez mais agregar valor ao nosso trabalho e aos profissionais de laboratório.

Estamos abertos, preparados e ansiosos para contribuir, participar e proporcionar atividades de ensino, aprendizado e trocas de experiências que contribuam com o desenvolvimento e aprimoramento da medicina como um todo – agregando valor para a saúde da população. 

NOSSOS PARCEIROS