Parabéns aos profissionais da saúde!


Em recente notícia da Organização Mundial da Saúde - OMS, a pandemia do coronavirus em pouco tempo, menos de três meses, já se aproxima em número de mortos da pandemia do H1N1 em 16 meses nos anos de 2009 e 2010 e impressiona saber que os casos não reportados fazem os números subirem ainda mais. Nos momentos de crise, o melhor a fazer é manter a calma e observar cuidadosamente os fatos e acontecimentos. 

Hoje convivemos proximamente com vários tipos de mídia e as notícias disseminam rapidamente, sendo o grande mal as notícias falsas que causam pânico e desinformação. Buscar fontes seguras de informação é essencial em todos os momentos e principalmente no que estamos vivendo.

Destacar a atuação das equipes de saúde se faz necessário; o labor deixa de ser o objeto de sobrevivência do trabalhador da saúde e passa ser a doação a cada uma das pessoas que precisam de atendimento em um ato de solidariedade e amor ao próximo. Muitos destes profissionais se isolam de suas famílias buscando evitar o contágio. A sensação deve ser das piores! A distância, a ausência do abraço, o beijo, o toque, a demonstração de afeto é das piores privações no seio familiar.

Outro ponto importante é o estado psicológico que os profissionais da saúde que estão na linha de frente no atendimento dos pacientes com
COVID19, a maioria pode apresentar algum tipo de alteração seja o medo, seja a solidão e em alguns casos pânico. Um verdadeiro estado de guerra contra a doença onde os bravos e corajosos profissionais da saúde são nossos soldados.

A graduação em biomedicina possibilita um amplo conhecimento para o profissional desempenhar um papel privilegiado em endemias, epidemias e pandemias atuando na pesquisa e serviços de diagnóstico e terapia e cabe aqui destacar a biomédica Jaqueline Góes de Jesus e o biomédico Claudio Tavares Sacchi, membros da equipe que mapeou o genoma do corona vírus no Brasil. O sequenciamento do vírus no Brasil aconteceu em tempo recorde, apenas 48h. No resto do mundo, o tempo médio para o procedimento ser realizado é de 15 dias.

A versatilidade da profissão do biomédico atuando nesta pandemia vai das Análises clínicas (em laboratórios de urgências), o diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2, através de técnicas moleculares, o diagnóstico por imagem até a atuação na saúde pública, sobretudo na área de epidemiologia, que tem sido tão importante neste momento. É o momento de fazermos cada um a sua parte, todos de alguma maneira estão envolvidos nocombate ao coronavirus. A importância de cada um está intimamente ligada a um ator principale de maior importância nesta luta, o cidadão, que seguindo as orientações de contenção e transito vai efetivamente ajudar a melhorar este panorama.

Saudações Biomédicas!

NOSSOS PARCEIROS