Transformação Digital – Medicina Laboratorial


O conceito de transformação digital é amplo e consiste na utilização da tecnologia para aumentar a eficiência operacional das diferentes empresas dos diferentes segmentos, incluindo a Medicina Laboratorial.

Ela engloba outros diferentes conceitos tanto de digitalização (transformar o que é físico para o formato digital) quanto o de digitização (este mais abrangente: transforma todo o negócio em plataforma digital). Para que a transformação digital seja efetiva as empresas devem fazer uso de diferentes recursos e metodologias de análise de dados; tais como: Big Data, Business Intelligence (BI), People Analytics (PA), entre outros.

As diferentes empresas do nosso segmento, tais como: laboratórios clínicos, diagnósticos in vitro (IVD), provedora de softwares, entre outras, já estão se movimentando com diferentes ações focadas nesta nova era digital.

As adaptações que já estão em curso devem ser direcionadas para que as incorporações destes recursos tecnológicos possam ser úteis, agregando valor ao diagnóstico dos pacientes. Esta melhoria da acurácia diagnóstica e outras oportunidades de atuação na predição e prevenção das doenças, também devem ganhar força com os dados que estão sendo gerados e analisados.

Vale a lembrança que todas estas melhorias devem vir atreladas a reduções dos custos, para que possamos garantir a sustentabilidade do setor. Outro ponto a ser destacado é a busca pela segurança dos pacientes ao logo desta incorporação. Os processos cada dia mais digitais permitem uma menor interferência humana

 

NOSSOS PARCEIROS