medical equipment, medicine, laboratory-4099428.jpg

Dr Carlos Eduardo dos Santos Ferreira

Chegamos ao final de um mandato, que posso entender como um dos mais desafiadores de todos, pois coincidiu com os dois anos intensos da pandemia do covid-19. Vimos, em um período complicado para toda população, o desafio de trazer para a população em tempo recorde um novo teste ao mercado, capaz de identificar o novo coronavírus. Fomos exitosos como médicos, como resposta à sociedade e também como sociedade científica.

Posso comemorar neste dezembro de 2021, não apenas o arrefecimento da pandemia, mas também o papel primordial que nossa especialidade médica desempenhou durante todo o processo.

Fomos protagonistas no descobrimento, na garantia de qualidade, no alerta e orientação aos médicos na interpretação de resultados.

Estreitamos nossa relação com sociedades médicas importantes, com eventos, debates e trocas de experiências. Promovemos dois Congressos online que reuniram mais de 3.000 pessoas em cada um deles. Tudo isso sempre em tempo recorde, se adaptando aos novos tempos, ao formato digital, respeitando as recomendações de distanciamento, porém sem deixar de trabalhar um instante para a melhoria de nossa sociedade.

Também não deixamos de lado a preocupação com a prevenção, tão inerente em nossa conduta médica, e promovemos uma pesquisa para averiguar o tamanho do impacto que a pandemia promoveu nos cuidados da população com sua saúde mais abrangente. Na pesquisa feita pela SBPC/ML, os médicos relatam que aproximadamente 50% dos seus pacientes não conseguiram controlar ou abandonaram o controle de suas doenças devido a pandemia. E o dado mais alarmante: 43% interromperam algum tipo de tratamento que estavam fazendo.

Os desafios para os próximos anos serão muitos, comprovando a relevância do setor de medicina diagnóstica. E permaneceremos trabalhando no desenvolvimento dos testes prévacinais, que também devem ajudar a moldar as recomendações corretas de tempo e dosagem de cada vacina.

Despeço-me, agradecendo cada diretor que esteve comigo nessa jornada, nossos colaboradores e todos os membros da SBPC/ML.

Tenho muito orgulho dessa trajetória e continuarei contribuindo, agora como Presidente do Conselho de Ex-Presidentes.