medical equipment, medicine, laboratory-4099428.jpg

Os Benefícios dos Conflitos no Laboratório Multigeracional

É inevitável observar que dentro da maioria dos laboratórios clínicos atuais existam faixas etárias e comportamentais de profissionais distintas que vão do jovem aprendiz à diretoria. Enquanto alguns colaboradores são mais idealistas e dispostos a abrir mão de seu tempo por uma organização, outros estão mais interessados em uma abordagem mais tangível e direcionam seus esforços de maneira diferente.

Diferenças geracionais podem gerar conflitos, e o líder que souber trabalhá-los e deles tirar benefícios observará excelentes resultados.

Os laboratórios deverão se preparar para gerenciar as diferenças que aparecerão e deverão impulsionar tudo o que favorecer o desenvolvimento das relações, dos processos e das suas pessoas. Por meio da observação e convivência profissional, se conhece a melhor maneira de se abordar cada indivíduo da maneira mais adequada possível.

A consequência de uma boa gestão de pessoas e a própria adequação às divergências geracionais traz resultados mais que satisfatórios ao negócio. A diversidade de pensamento e maneiras de trabalho podem ser extremamente benéficos e, quando bem administrados, oportunizarão novas possibilidades e estratégias. Referencio, neste contexto, alguns benefícios deste conflito bem gerenciado.

1. Inspiração aos novos negócios

As novas gerações estão conectadas o dia inteiro por meio da tecnologia; portanto são clientes em potencial para os estudos à distância, as amizades virtuais e as inovações mundiais. Estes profissionais podem rapidamente encontrar soluções para todo tipo de desafio e estão mais abertos a produtos e serviços disruptivos. A liderança deve estar preparada para as inseguranças dos jovens talentos, os estimulando à criação e à inovação.

As gerações mais experientes já vivenciaram diversas mudanças no mundo corporativo, descobriram seus erros e acertaram também.

Contudo, eles têm mais resistência em aceitar o novo, e consequentemente perguntam mais antes de aceitar e realizar.

Cada visão é um aprendizado e quando o líder faz a gestão destes conflitos de maneira harmoniosa e aberta, todos aprendem e ganham experiência.

Dessa forma, as diferentes opiniões presentes no mix de gerações no trabalho pode resultar em uma ideia inovadora capaz de mudar métodos, produtos, serviços e negócios.

2. Melhoria de processos

Na minha visualização, os processos necessitam de aperfeiçoamento constante e a forma mais efetiva é quando se é medido, pois ao identificar e enumerar todas as fases de uma tarefa é possível encontrar maneiras de reformular e obter resultados melhores.

O ato de escutar quem participa de uma atividade também é muito importante, pois quem executa geralmente tem uma ideia de adequação e melhoria, o que facilitará o seu cotidiano. A consequência desse aperfeiçoamento é uma equipe mais produtiva e estimulada e produtos ou serviços executados com excelência.

3. Elevação do clima organizacional

As divergências das gerações podem se tornar fatores de competitividade positiva para os times, quando bem geridas. Cada profissional se disponibilizará a encontrar uma maneira mais efetiva de executar suas atividades e essa competição é estimulante para a melhora do clima interno.

Lembrando que profissionais que gostam do que fazem e têm uma relação de parceria com os demais membros de sua equipe e principalmente com seu líder são mais produtivos, abertos ao feedback e transparentes em suas colocações, pontos importantes do employee experience .

4. Fortalecimento da cultura organizacional

Quando a empresa consegue administrar os conflitos dos profissionais de várias gerações que se identificam com a cultura interna, os resultados aparecem de maneira mais rápida. Quando os norteadores estratégicos do laboratório são entendidos e praticados por todos e a escutatória ativa da opinião dos profissionais sobre diversos assuntos é realizada e os direcionais deste processo entregues a existência do senso do pertencimento coexistirá na gestão da organização. A partir do momento que a cultura corporativa é propagada e vivenciada, os profissionais entendem seus papéis, sabem como se entregar e até onde chegarão.

5. Aumento da produtividade

À medida que os desafios anteriores são superados, gradativamente as equipes aumentam sua produtividade. Com esse mix de gerações no trabalho e uma boa employee experience, tudo se torna mais fácil, e a comunicação efetiva em todas as frentes gera maior eficiência. Ao se sentirem importantes, os talentos se tornam profissionais mais engajados, estimulados, valorizados e participativos, pois sabem que suas ideias serão escutadas e poderão contribuir com diretamente com a produtividade e consequentemente com o resultado da empresa.

Para diminuir as diferenças geracionais as organizações estão estudando ações e outras já agindo na realização de capacitações comportamentais corporativas para a melhoria dos relacionamentos; valorização e conciliação das habilidades tradicionais à capacidade de inovação; desenvolvimento de planos de carreira com incentivos personalizados; estímulo da comunicação interna e a transferência de conhecimento; identificação do que de melhor cada geração tem a oferecer para a empresa; e estímulo do compartilhamento de opiniões.

Entregar uma especial atenção na gestão e no desdobramento dos conflitos das multigerações no trabalho é importante para oferecer ao laboratório clínico as vantagens competitivas necessárias para o seu desenvolvimento.