Perguntas e Respostas sobre Toxina Botulínica


Conhecida como Botox, a toxina botulínica é capaz de paralisar e enfraquecer a musculatura onde é aplicada. Por isso, na dermatologia, é utilizada para atenuar rugas dinâmicas e estáticas, sendo procedimento cosmético muito procurado em consultório médico. Algumas das principais dúvidas sobre o Botox, com respostas, seguem abaixo! Confira!

- A partir de qual idade deve ser feito o Botox?
Não existe idade definida mas sim, indicação. Tudo depende de quais são as marcas do paciente, como está a pele no exame físico, o quanto as linhas de expressão (rugas) incomodam o mesmo, além do caráter genético de propensão a formação precoce de marcas mais profundas ou já presentes mesmo quando sem mexer a face. 

- É demorada a aplicação?
Não! O procedimento deve ser feito em consultório médico. Costuma demorar cerca de meia hora a 40 minutos. - E dura quanto tempo? A duração esperada é de 4 a 6 meses, a depender da quantidade de produto utilizado, técnica do profissional, tipo de toxina botulínica (existem várias marcas no mercado...) e genética e hábitos do paciente.

- Pode ser feito junto de outros procedimentos, por exemplo, preenchedores faciais?
Sim, pode ser feito em face que tenha sido preenchida com ácido hialurônico e pode-se ainda realizar ambos procedimentos em um mesmo momento.

Gostou das dicas? Agora a Labornews tem um novo canal de comunicação com o leitor, site e instagram! Não deixe de seguir! Aproveito para deixar meu instagram onde sempre tiro dúvidas e coloco novidades da dermatologia para os seguidores - @dra.heloisa_dermato ! Corre lá!