46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – um grande sucesso


O CBAC 2019 aconteceu no Expo Center em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 19 de junho, e foi muito elogiado pelos parti cipantes. Ter outro congresso no estado de Minas Gerais era um anti go pedido dos mineiros. As ati vidades começaram no sábado dia 15, com o curso PNCQ Gestor e a reunião do Conselho Deliberati vo da SBAC. No domingo ,dia 16 ,foram realizados nove cursos e minicursos, assim como o concurso para a obtenção do Título de Especialista em Análises Clínicas – TEAC.

À noite ti vemos o início ofi cial do congresso no Mix Garden, uma casa de eventos deslumbrante da cidade. Esti veram presentes neste evento 1500 pessoas, que puderam assisti r a sessão solene de abertura com as falas dos componentes do palco – Dr. Humberto Marques Tibúrcio (Presidente do 46° CBAC), Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia – CFF), Dra. Stella Raymondo (Presidente da COLABIOCLI, neste ato representando o Dr. Walter da Silva Jorge João), o Deputado Luiz Antônio Teixeira Junior e Dr. Luiz Fernando Barcelos (Presidente da SBAC).

Em sua fala o Deputado Luiz fez um breve relato do sistema SUS e alternati vas possíveis para melhorar os valores de remuneração. A seguir foram homenageados o Dr. Hermes Pardini, o Dr. José Carlos Barbério e o Insti tuto Hermes Pardini. Também foram entregues o prêmio SBAC e o prêmio PNCQ para os melhores trabalhos. Neste mesmo ambiente foi servido um coquetel especial e o jantar ao som de Fernando Venturini.

As atividades científicas e a feira dos expositores foram iniciadas na 2a feira e se prolongaram até a 4ª feira. Durante estes dias tivemos a oportunidade de assistir mais de 80 ati vidades distribuídas entre palestras, mesas redondas e seminário de lâminas. Todas estas ati vidades foram muito parti cipati vas e apreciadas.

Na 2ª feira à tarde foi realizado também o “5º Fórum dos Proprietários” ,ocasião na qual foram discuti dos vários temas de relevante interesse dos laboratórios, como a RDC 302, os novos modelos de remuneração e o processo de registro de produtos. À noite aconteceu a Hot Monday, no Jack Rock Bar. Foi um evento marcante. Ainda neste dia ti vemos um jantar de confraternização com os palestrantes e o conselho deliberati vo da SBAC no restaurante Coco Bambu.

Dando sequência ao congresso, na 3ª feira, além dos eventos previstos, ti vemos o “inspirati on ti me” com o jornalista Marcelo Tas sobre “Comunicação digital”. A palestra ocorreu na sala de maior capacidade do centro de exposições, e estava lotada. Ainda neste dia, no início da noite, houve o jantar de confraternização com a apresentação da banda Celebrare.

Na 4ª feira, último dia do CBAC, as atividades tiveram prosseguimento pela manhã com o evento Valorização das Análises Clínicas no Brasil. Este projeto, desencadeado pela SBAC, propõe um trabalho intenso e extenso no sentido de valorizar a atividade laboratorial ressaltando a sua importância no setor da saúde. É um projeto voltado para a sociedade, e que também pretende auxiliar aos laboratórios na divulgação e no empoderamento do seu trabalho.

Devem ser ressaltadas outras ati vidades relevantes como a “Reunião dos auditores do DICQ”, nos dias 17 e 18, e o “7º Encontro científico da RBAC”, ocorrido no dia 19. Apesar das várias formas inovadoras atuais para buscar novos conhecimentos, tais como o ensino a distância, Google e mídias sociais, o congresso tem um charme especial porque, além do aprendizado presencial, possibilita o encontro de colegas e de professores, a oportunidade de conhecer as novas tecnologias em reagentes e em equipamentos, e também de participar das ati vidades sociais e de integração.

O 46º CBAC foi considerado excelente pelos seus participantes, que chegaram a 2.500 profissionais inscritos. Considerando os palestrantes e as equipes envolvidas no atendimento dos estandes da exposição, tivemos no centro de convenções uma população circulante de 4.000 pessoas.

Foi impressionante perceber que os colegas das análises clínicas, a despeito das difi culdades do país e em parti cular do setor laboratorial, parti cipam dos congressos com o objetivo de buscar uma constante atualização científica. É um exemplo de consciência profissional e respeito à sociedade para a qual prestam seus serviços. Estão todos de parabéns ao mostrar que cumprem com a sua parte.

Agrademos sensibilizados aos patrocinadores Hermes Pardini, Veus, Alvaro, Labtest, Bioclin, Greiner, Bunzl Saude, Lab Rede, Sysmex, Bio Systems, Control Lab, Cral, Diag Master, Hotsoft e Shift, pelo apoio recebido do CFF e do PNCQ, à organização da LK, à agência oficial Boa Viagem e à Transportadora Ranilog, a todos os expositores, aos palestrantes e à equipe de funcionários da SBAC pelo incansável esforço realizado, o que foi decisivo para o sucesso deste CBAC.

Já temos definido o local do 47º CBAC: o Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Desde já estamos trabalhando para que o próximo congresso tenha a mesma grandeza deste ou, por que não, até mesmo superá-lo.

Até o 47º CBAC em Fortaleza!

CBAC 2019

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC contou com a presença ímpar e vitoriosa de congressistas, patrocinadores e expositores em sua 46a edição. O evento foi um sucesso, registrando a presença de mais de 1.500 pessoas, com um público circulante que chegou a 4.000, oportunidade única diante de uma grande troca de experiências, de conhecimento e de novos negócios. Leia e veja mais em nossa páginas:


Equipe da GT GROUP


Estande da Wama no CBAC 2019