A importância do diagnóstico e o impacto das arboviroses em saúde pública será o tema da aula do professor


A Comissão Organizadora do 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial confirmou a aula magna do Prof. Pedro Vasconcelos, no dia 26 de setembro, às 11h30min. O evento acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O tema da conferência serão as arboviroses, vírus transmitidos biologicamente pela picada de artrópodes hematófagos como os mosquitos, flebotomíneos, carrapatos e maruins, entre outros. Atualmente, poucos laboratórios no Brasil possuem expertise para o diagnóstico específico dessas doenças.

A aula magna abordará os principais métodos de diagnóstico sorológico e virológico que são usados no Brasil, com foco nos principais arbovírus circulantes no país e nos impactos em termos de saúde pública.

Pedro Vasconcelos é médico virologista, pesquisador e Coordenador do Laboratório de Referência Nacional de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya, Febre do Mayaro, West Nile e outras arboviroses no Instituto Evandro Chagas (IEC), do qual é Diretor. Coordenou a equipe do IEC que demonstrou originalmente ao mundo que o Zika vírus causa microcefalia e outras malformações congênitas. Também atua como professor adjunto do Departamento de Patologia da Universidade do Estado do Pará.