Congresso Digital da SBAC: uma Semana Dedicada às Análises Clínicas


As atividades presenciais sempre foram destaque na programação anual da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. No ano passado, ao perceber a impossibilidade de realizar o 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, rapidamente criou-se o SBAC Digital, um programa que visava atualizar os profissionais de laboratório com as últimas notícias sobre o novo coronavírus. Também no ano passado, foi desenvolvida uma sessão especial no site da SBAC com as últimas descobertas sobre a COVID-19, e seus desdobramentos.

Em 2021, o cenário que se manteve desfavorável aos eventos presenciais fez com que a SBAC buscasse consolidar a sua presença digital com ferramentas que encurtaram ainda mais as distâncias entre o acesso ao conhecimento e os profissionais responsáveis por laboratórios de todo o Brasil. Assim, além do SBAC Digital, que encerrou a sua segunda temporada em outubro e que contou com 8 programas, ainda foram realizados cursos através da plataforma do CEPAC, o Centro de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas. As aulas foram muito bem recebidas pelo público, que puderam interagir com professores e outros alunos que buscavam conhecimento e referências atualizadas sobre diversos campos do conhecimento laboratorial.

Seguindo a tendência, O TEAC, o Título de Especialista em Análises Clínicas, também vem sendo reformulado para a nova realidade: em breve as provas poderão ser realizadas de forma presencial ou remota, com um novo regulamento que visa ampliar a relevância para aqueles que buscam a titulação. Os membros da comissão científica da SBAC ainda vêm participando de diversos grupos de trabalho virtuais nacionais e internacionais que estão produzindo diversos estudos pertinentes para o desenvolvimento do setor.

Para encerrar o ano de 2021, está previsto para o dia 28 de novembro o início do CBAC Digital, a Semana das Análises Clínicas. O evento digital inicia no dia em que a SBAC completa 54 anos de atividades. No CBAC Digital, uma versão reduzida e online do congresso presencial contará com a presença de mais de 30 palestrantes, que irão ministrar cursos, palestras, workshops, mesas redondas e muito mais. Além da programação científica, estão previstas atividades para a integração de congressistas e mais algumas surpresas.

Também no CBAC Digital será apresentado o Fórum de Proprietários de Laboratórios, que tem previstas discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, assunto que gera muitas dúvidas nos laboratórios, e a tributação destes estabelecimentos de saúde em um momento bem oportuno: o prazo para a escolha da mudança da tributação se encerra no último dia útil de cada ano.

As palestras, workshops e mesas redondas poderão ser assistidas sem custo adicional por todos os sócios da SBAC e pelos convidados dos patrocinadores do evento. Essa iniciativa só foi possível devido aos excelentes parceiros da SBAC, como palestrantes, sócios, equipe organizadora e comissão científica. Mais informações sobre a Semana das Análises Clínicas poderão ser conferidas em congresso.sbac.org.br.

NOSSOS PARCEIROS