Palestras Qualificadas Colocam o Programa SBAC Digital em Destaque no Mercado Laboratorial


Logo no início de 2020, com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, a SBAC teve a sensação de que seria um ano difícil. Com o fechamento dos aeroportos e as medidas de isolamento social recomendadas, parecia inviável realizar um dos eventos mais importantes do mercado: o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 

 

Mas se, por um lado, existisse a necessidade de cancelamento das atividades de atualização técnica e científica, por outro, o mercado precisava, mais do que nunca, de conteúdos qualificados sobre o novo coronavírus, uma vez que os laboratórios são um dos protagonistas no monitoramento da infecção. Tendo em vista esse paradoxo, surgiu a ideia da criação de programas que trouxessem informação, atualização e conhecimento de forma on-line, com certificação e palestrantes de referência em suas áreas de atuação, e que foram apresentados por Alexandre Maçada Andrade, um dos produtores do Portal Aceleralab.

 

No primeiro programa, exibido em agosto, contextualizou-se como os laboratórios deveriam agir em meio à pandemia, e qual seria o papel das análises clínicas no enfrentamento da COVID-19. Para isso, o Dr. Dennis Armando Bertolini trouxe a história natural da infecção, a Dra. Flávia Martinello fez uma exposição sobre a biossegurança (do atendimento à manipulação de amostras), e o Dr. Jorge Terrão discorreu sobre os testes de diagnóstico para detecção do SARS-CoV-2.

 

A edição de setembro teve como foco a importância dos resultados laboratoriais no manejo de pacientes críticos, e contou com palestras que abordavam os exames mais relevantes nesses casos. O Dr. Alceu Toledo Junior também aportou ao programa trazendo uma palestra sobre gasometria, e a Dra. Mauren Isfer Anghebem tratou das alterações bioquímicas da COVID-19. Além disso, essa edição contou com a presença de dois hematologistas: o Dr. Julio Merlin, que falou do hemograma nas urgências e emergências, e o Dr. Marcos Fleury, que comentou sobre as alterações hematológicas da infecção.

 

Na terceira edição do programa, exibida em outubro, o Dr. José Antonio Tesser Poloni apresentou uma palestra que retratou a relação da urianálise com a COVID-19, e, em seguida, o Dr. Omar Ghanem apontou os elementos importantes para um atendimento de excelência aos pacientes neste momento de pandemia. O fechamento das palestras do terceiro programa ficou a cargo do Dr. Celso Granato, que abordou sobre a resposta imunológica do SARS-CoV-2, com base nas informações que se tinha até a data de exibição do evento.

 

Já no fim de novembro, tivemos a grata surpresa de exibir dois programas: o SBAC Digital #4 e uma edição especial de aniversário. No quarto programa, Gustavo Kiatake trouxe as transformações digitais provocadas pela COVID-19, e o Prof. Sandro Jorge Januário comentou sobre as interferências medicamentosas em exames laboratoriais, com enfoque nos exames complementares para detecção do vírus. Por fim, teve a palestra da Dra. Marina Campos, que abordou o impacto emocional do novo coronavírus, trazendo reflexões sobre propósito.

 

O que já estava consolidado como um programa que redefiniu a forma de trazer atualizações técnicas e científicas para o mercado ficou ainda melhor com a confirmação do primeiro palestrante internacional do SBAC Digital: o italiano Giuseppe Lippi, professor e um dos diretores do hospital universitário de Verona. Lippi é um dos integrantes da força-tarefa de estudo sobre a COVID-19 que está sendo conduzida pela Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial (IFCC). Além disso, ele é uma das referências mundiais no assunto, e já possui diversas publicações sobre o tema.

 

Com toda a repercussão gerada pelos programas, a SBAC já confirmou sua próxima temporada para o ano de 2021, mas a data de estreia ainda não foi definida. Caso os leitores da revista queiram assistir às palestras, os programas estão disponíveis no acervo do CEPAC – Centro de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas, cujo acesso é gratuito para todos os associados da SBAC.

NOSSOS PARCEIROS