SBAC Digital: As Diferentes Abordagens para a COVID-19


No dia 19 de maio foi ao ar a segunda edição deste ano do SBAC Digital, com transmissão gratuita para os sócios da SBAC e os convidados dos patrocinadores. Apesar da temporada 2021 não ser exclusiva sobre a COVID-19, a doença continua sendo destaque na programação, pois estão sendo conduzidos muitos estudos importantes com novas perspectivas sobre o seu comportamento.

Em maio, o programa começou com a entrevista do Dr. Paulo Neufeld, contando sobre a Revista Brasileira de Análises Clínicas, que possui quatro edições anuais, e está perto de atingir a marca de cinco milhões de visualizações. Na entrevista, comentou-se também sobre a edição histórica da revista que tratou exclusivamente do SARSCoV-2. A revista é gratuita para toda a comunidade científica.

Dra. Maria Elizabeth Menezes, vice-presidente da SBAC

Na primeira palestra do evento, a Dra. Maria Elizabeth Menezes, vice-presidente da SBAC, apresentou “O impacto da genética reversa no diagnóstico laboratorial”, onde tratou sobre os fundamentos da Tecnologia do DNA recombinante, e a aplicação na detecção de agentes infecciosos de difícil cultivo. A palestra foi uma introdução sobre as novas formas de análises possibilitadas pela biologia molecular, em uma palestra que mostrou algumas possibilidades de uso inclusive para laboratórios de pequeno e médio porte.


Dr. Luiz Fernando Reis, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sìrio Libanês

Na sequência, o Dr. Luiz Fernando Reis, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sìrio Libanês, trouxe de uma forma muito didática, e com slides feitos a mão e muito elogiados, a palestra “Covid-19: Resposta imune e vacinas”. Na palestra discutiu-se os princípios da resposta imune às infecções virais e ao SARS-CoV 2 e os fundamentos das vacinas hoje disponíveis. As novas variantes e os casos de reativação/reinfecção com o novo coronavírus foram os destaques das perguntas e respostas. Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, o programa ainda está disponível a todos os interessados até a semana do SBAC Digital de Junho, que ocorrerá no dia 23, às 18:30. 

Para o mês de Junho, o programa irá abordar a relação de fungos e bactérias com o SARS-CoV-2. 

Na primeira palestra da noite, o Dr. Paulo Neufeld volta ao programa como palestrante, para a palestra “COVID-19 e as infecções fúngicas”. Nela, ele abordará as principais infecções fúngicas oportunistas associadas ao vírus, desde a sua epidemiologia e fatores predisponentes, ao diagnóstico laboratorial.

Na última palestra da noite, o Dr. Alessandro Silveira, autor do livro “O lado bom das bactérias”, traz a palestra “Infecções bacterianas pósCOVID-19”. As Infecções bacterianas já foram relatadas em outras pandemias de síndromes respiratórias agudas como a do SARS-CoV e a Síndrome Respiratória do Mediterrâneo (MERS), o que nos faz ficar em estado de alerta para infecções secundárias.


Será fornecido certificado de participação para todos os espectadores desta temporada, desde que seja visto o evento até o final, em até sete dias após a sua estreia.
 

Esperamos você lá!
 

Data do próximo evento: 23 de junho de 2021
Horário: 18:30
Local: on-line, em www.sbacdigital.com.br
Ingressos: Gratuitos para sócios da SBAC e convidados dos patrocinadores do programa.
 

Caso você não seja um associado da SBAC e queira um ingresso, solicite a um dos patrocinadores do evento.

NOSSOS PARCEIROS