SBAC Digital estreia com Grande Estilo a Programação de 2021


A estreia da nova temporada do SBAC Digital foi ao ar no dia 28 de abril com novo cenário e mais interação com os palestrantes. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas para trazer atualizações técnicas e científicas para os seus associados e os convidados dos patrocinadores do programa. Este ano já são sete programas confirmados, um por mês, com palestras gratuitas, entrevistas e muito mais.

No primeiro programa da temporada, muita informação de qualidade em duas palestras que abordam assuntos diretamente a realidade dos laboratórios: a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no ano passado, e que está começando a ter uma fiscalização mais branda, e o D-Dímero, um marcador que já era muito utilizado nos laboratórios, mas que assumiu uma importância ainda maior no monitoramento de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

A principal novidade do programa é o momento de retirada de dúvidas dos espectadores, em uma sessão de Perguntas ao Especialista que será realizada após o término de cada palestra. As dúvidas podem ser enviadas com antecedência pelas redes sociais da SBAC, ou ainda por email, respondendo aos e-mails marketing que serão enviados com os temas das palestras.

Mas esta não é a única novidade: o apresentador do programa, Alexandre Maçada Andrade, comenta que ainda são esperadas inovações na plataforma e na forma em que os conteúdos serão abordados ao longo da temporada. “Toda a equipe da SBAC tem trabalhado intensamente para fazer um programa cada vez melhor, mesmo em condições adversas. Lembramos que neste ano tivemos um aumento nos casos de contágio do novo coronavírus, que fez com que algumas medidas restritivas trouxessem desafios ainda maiores para a produção do programa”, cita o apresentador e um dos produtores do programa.

Em abril, foram apresentados dois assuntos que estão presentes no dia-a-dia dos laboratórios: A LGPD e o D-Dímero. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Evento SBAC Digital – LGPD está em vigor e incide diretamente na relação dos laboratórios de análises clínicas com as operadoras de saúde, clientes e fornecedores. Laboratórios que não estiverem adequados poderão, inclusive, ser descredenciados, além da responsabilização por indenizações aos clientes e multas aplicadas por autoridades como ANPD e Ministério Público, com severos danos à reputação, e outras sanções como o bloqueio de bancos de dados. Na palestra de Newton Moraes, especialista em Direito Público pela FMP/RS e em Proteção de Dados/ Privacidade Insper 2019, o tema foi analisado com foco exclusivo na operação dos laboratórios e profissionais das análises clínicas.

Na segunda palestra da noite, o Professor Paulo Merísio, diretor da HemoClass e que teve toda sua prática e experiência voltada para a Hematologia, principalmente na correta execução de exames laboratoriais e correlação clínica dos mesmos. traz um apanhado sobre a análise D-Dímero, um marcador que auxilia no diagnóstico da trombose venosa profunda, e tem sido usado como um importante marcador do processo de lesão decorrente da Covid-19.

As palestras de Abril ainda estão disponíveis na plataforma até o dia 17 de Maio, e depois passam a integrar o acervo do Centro de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (CEPAC), a plataforma de vídeoaulas gratuita para todos os sócios da SBAC. Durante os intervalos do programa, ainda foi apresentado o novo vídeo do “Exames pela Vida”, uma campanha de valorização das análises clínicas disponível para sócios empresariais da SBAC colocarem seus logos e divulgarem em suas redes de contato. A campanha é produzida em parceria com o Aceleralab.

Para o dia 19 de Maio são esperadas duas palestras imperdíveis. Uma trata sobre o impacto da genética reversa no diagnóstico laboratorial, ministrada pela Dra. Maria Elizabeth Menezes que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, farmacêutica habilitada em Análises Clínicas, Mestre em Microbiologia e Virologia, e doutora em Microbiologia/ Biologia Molecular.

A outra irá fazer uma exposição sobre a resposta imune e vacinas para a COVID-19. Nela, se discutirá os princípios da resposta imune às infecções virais e ao SARS-CoV-2 e os fundamentos da vacinas hoje disponíveis. Ainda serão abordados: as tecnologias, os avanços, e os desafios frente às novas variantes. O palestrante será o Dr. Luiz Reis, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Ele é formado em Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, doutor em Microbiologia e Imunologia pela New York University School of Medicine, em Nova Iorque, nos Estados Unidos e pós-doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Zurique.

Será fornecido certificado de participação para todos os espectadores desta temporada, desde que seja visto o evento até o final, em até sete dias após a sua estreia. 

  • Próximo evento: 19 de maio de 2021
  • Horário: 18:30
  • Local: on-line, em www.sbacdigital.com.br
  • Ingressos: Gratuitos para sócios da SBAC e convidados dos patrocinadores do programa. Caso você não seja um associado da SBAC e queira um ingresso, solicite a um dos patrocinadores do evento.

NOSSOS PARCEIROS