SBAC DIGITAL traz mais uma palestra internacional em Setembro


Desde que começou o ciclo de palestras de 2021, o SBAC Digital vem trazendo profissionais que são referência para a área laboratorial. E a edição de Setembro não será diferente, pois está confirmada a presença internacional da Doutora Ana Paula Farias, nascida em Angola e residente em Portugal, que vai abordar o controle externo da avaliação de COVID-19, traçando objetivos e ferramentas para os analistas clínicos. A palestra será transmitida no dia 22 de setembro, às 18:30.

Na ocasião, serão discutidos os princípios básicos do controle externo de qualidade, além de evidenciar como o controle de qualidade externo foi implementado no âmbito da avaliação do desempenho laboratorial SARS CoV-2, mesmo com recursos limitados. Na participação, ainda esperase mais informações de como os resultados devem ser avaliados e como o resultado do controle de qualidade externo pode ser usado para melhorar a qualidade dos testes de laboratório.

Ana Faria é licenciada em Ciências Farmacêuticas, Especialista em Análises Clínicas e Genética Humana, coordenadora da Unidade de Avaliação Externa da Qualidade do Departamento de Epidemiologia, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em Lisboa. Em 2012 iniciou o desenvolvimento do Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial (ProMeQuaLab), e atualmente colabora com instituições de ensino no apoio dos mestrandos para a realização das teses. A palestrante ainda colabora com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, lecionando aulas no âmbito da garantia da qualidade laboratorial.

No entanto, a Dra. Ana Paula não será a única presença internacional da temporada: no SBAC Digital de agosto, tivemos uma palestra internacional da Doutora Ana Lena, do Uruguai. Na palestra foi abordada a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, também conhecida como SAF, que se caracteriza pela produção de anticorpos que interferem na coagulação sanguínea. Segundo estudos, apesar de rara, a SAF é responsável por um terço dos AVCs em pessoas com menos de 50 anos. A palestrante de agosto é pós-graduada em alterações de coagulação em pacientes diabéticos, vice-presidente da sociedade de pesquisa e ciência em hemostasia e trombose do uruguai, ex-secretária geral da colabiocli, professora da disciplina de análises clínicas e responsável pelo curso de hematologia da faculdade de química da universidade da república oriental do uruguai.

A segunda palestra do SBAC Digital de Agosto teve a presença de Alexandre Cohen, que trouxe dicas práticas para a adequação dos laboratórios  na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), um projeto estruturante do Conecte SUS encabeçado pelo Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. A palestra mostrou os primeiros passos e a importância de realizar a transmissão de dados.

Na entrevista inicial do programa que já foi exibido, o Dr. Carlos Eduardo Gouvêa, atual Presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial falou sobre o programa de avaliação de qualidade dos kits para a COVID-19, sobre os reflexos da pandemia na saúde da população e muito mais.

A edição de agosto estará disponível com acesso livre para todos os sócios da SBAC e para os convidados dos patrocinadores até a edição de setembro, que ocorrerá no dia 22 de setembro e também terá como palestrante o Dr. Alessandro Ferreira, vice-presidente do Grupo Pardini, que irá tratar dos novos desafios em inovação, pesquisa e desenvolvimento póspandemia. Mais informações sobre a edição de setembro podem ser conferidas no site oficial do evento, em www.sbacdigital.com.br. 

NOSSOS PARCEIROS