Expectativa de aumento de casos de infecção pelo vírus Influenza no Brasil demanda diagnóstico rápido e preciso


Doenças respiratórias são responsáveis por um grande número de hospitalizações e mortes em todo o mundo. O diagnóstico clínico, baseado só em sinais e sintomas, é dificultado pela similaridade do quadro causado por estes vírus. Sobretudo em casos como o Influenza H1N1 e H3N2, que podem até levar à morte, é essencial agilizar o diagnóstico, apoiar a tomada de decisão da equipe médica, possibilitar a terapia correta e evitar o uso indiscriminado de antibióticos.

Para suprir esta necessidade, a bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, oferece no Brasil uma solução exclusiva voltada ao diagnóstico rápido dos vírus H1N1 e H3N2: o Sistema FilmArray®.

O Sistema FilmArray® foi desenvolvido pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux, e utiliza a técnica de biologia molecular. Ele consiste em uma estação de trabalho na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema a vácuo e depois a amostra a ser analisada.

O painel é colocado no FilmArray® e tem início a análise da amostra: os ácidos nucleicos são extraídos, para que o DNA e o RNA sejam purificados. Finalmente, por meio da técnica chamada PCR Multiplex, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo, os microrganismos presentes são multiplicados e a detecção é realizada, por meio da tecnologia Microarray. Ao final, o software do sistema FilmArray® analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Todo o processo leva apenas uma hora para ser concluído.

O equipamento possui o registro na Anvisa, assim como para o FilmArray® Respiratory Panel, que detecta e identifica 20 microrganismos, 17 vírus e 3 bactérias, entre eles os vírus H1N1 e H3N2.

O CQC Tecnologia em Sistemas Diagnósticos preocupado em fornecer soluções de diagnósticos (reagentes, instrumentos, software) mantém sua sólida parceria com a Biomerieux em sua distribuição.


www.cqc.com.br
vendas@cqc.com.br
+55 (19) 33033800 / +55 (65) 36424387
+55 (67) 33274566