O que é e como funciona a Eletrodeionização (EDI)?


A eletrodeionização (EDI) é uma tecnologia de tratamento de água acionada eletricamente que usa eletricidade, troca iônica e resina para remover espécies ionizadas da água. A combinação de resinas e membranas de troca iônica, são usadas para mover as impurezas iônicas para um fluxo de água residual ou concentrado, deixando a água do produto purificada.

À medida que as impurezas saem através do sistema de água concentrado, seu acúmulo não esgota a resina e, portanto, prolonga a sua vida útil. Uma única unidade EDI pode operar por muitos anos antes que uma substituição seja necessária. Normalmente, a resistividade da água do produto> 15 M?.cm é obtida consistentemente usando este processo. Esta tecnologia pode ser usada como alternativa aos cartuchos de purificação de uso único.

Seu desenvolvimento e uso na purificação da água superaram algumas das limitações dos leitos de resina de troca iônica, particularmente a liberação de íons como exaustão das camas.

Como o EDI funciona?
A água entra no módulo de EDI, onde uma corrente aplicada força íons a se mover através das resinas e através das membranas. Esses íons são coletados em fluxos de concentrado, que podem então ser drenados ou reciclados. A água desionizada do produto pode então ser usada diretamente ou ser submetida a tratamento adicional para aumentar a pureza da água.

Quando os íons são movidos através das resinas e entre as membranas seletivas de cátion ou ânion, elas são trocadas por íons H + e OH-. Os íons que se ligam às resinas de troca iônica migram para uma câmara separada sob a influência de um campo elétrico aplicado externamente. Isso também produz os íons H + e OH- necessários para manter as resinas em seu estado regenerado. Íons na câmara separada são liberados para o lixo.

Os leitos de troca iônica em nossos sistemas de EDI são regenerados continuamente para que não sejam exaustos da mesma maneira que os leitos de troca iônica que são operados em modo de lote.

Para mais informações contate nossos especialistas:
watertech.marcom.latam@veolia.com
www.veoliawatertech.com/latam