Cobre


Cobre, considerado um oligoelemento, metal encontrado em baixas concentrações no organismo, porém essencial e de fundamental importância biológica.

Obtido através da alimentação, o Cobre tem funções importantes nas formações de células sanguíneas, hormônios, enzimas antioxidantes; contribui também na síntese de neurotransmissores, bainha de mielina, além de regular a quantidade de Ferro no organismo e na formação dos tecidos conjuntivos.

Alguns destaques em que o Cobre promove no organismo, estão benefícios para a pele devido a formação de melanina, tem um papel importante de pigmentação dos olhos, cabelos, evitando a formação de manchas. Bom para o cérebro, onde existem muitas enzimas essenciais para as funções normais do cérebro e do sistema nervoso. Bom para imunidade aproveitando o máximo a vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos, melhorando o sistema imunológico. Bom para o coração impedindo as ações de radicais livres sobre oxidação de lipídeos, diminuindo o risco de doenças cardíacas, além da ação lisil- oxidase, que ajuda a manter a integridade do tecido conjuntivo no coração e vasos sanguíneos.

A deficiência de cobre no organismo, pode causar manchas na pele, neutropenia, osteoporose e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

O cobre pode sofrer interações com o Zinco em altas ingestões, aumentando a síntese da proteína metalotioneína intestinal, que se liga ao cobre, impedindo a absorção intestinal.

As principais fontes mineiras de Cobre são: cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, amendoim torrado, etc..

A quantidade necessária ao corpo humano varia de acordo com a idade da pessoa.

O excesso de Cobre no organismo ocorre normalmente por meio de suplementações e pode interferir na absorção de vitamina C. Alguns sintomas agudos podem aparecer, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia e alguns sintomas crônicos como danos severos no fígado, insuficiência renal e coma.

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Maurício Braga
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