DB Molecular oferece teste de Ancestralidade através do sequenciamento do DNA


O exame de ancestralidade tem ganhado fama nos últimos anos. O teste realizado por meio da extração do DNA promete trazer informações étnicas de cada indivíduo. Estimulado por um mercado competitivo, os preços conseguiram alcançar níveis cada vez mais baixos, possibilitando mais acesso ao exame. Além do preço, o método de coleta simples e indolor colabora para que mais pessoas procurem pelo procedimento. A coleta do material a ser analisado é bem simples, basta um pequeno furo no dedo para coleta de sangue ou a coleta através da saliva feita por um swab na parte interna da bochecha.

Antes de falarmos sobre o teste de ancestralidade em si, é preciso explicar sobre o projeto do Genoma Humano e quais foram suas revelações. Iniciado formalmente em 1990, o Projeto Genoma Humano foi planejado para ser completado em 15 anos, porém com a evolução das tecnologias em 2003 o projeto foi concluído. Junto com o projeto do Genoma Humano foram compreendidas e descobertas várias questões como o fato de compartilharmos 99,9% de similaridade entre os indivíduos.

Com tanta semelhança entre nós como podemos saber sobre a nossa ancestralidade? Porque no nosso DNA há polimorfismos, onde o mais comum deles são os Polimorfismo de Nucleotídeos Únicos (chamados de SNP), que diferem entre pessoas. Em 2005 um grupo de pesquisadores realizou o mapeamento dos padrões de SNPs encontrados nas populações da África, Ásia, Europa e Américas que é usado como base para identificar as origens genéticas. Daniele Abreu, especialista de produtos do DB Molecular explica que “no DNA encontram-se armazenadas as informações transmitidas de geração em geração desde os nossos antepassados mais distantes que herdamos diretamente dos nossos pais.”

Mutações no DNA ocorrem ao longo dos anos e podem diferir de acordo com os continentes onde os indivíduos vivem. Estas alterações são herdadas ao longo das gerações e possibilitam não só conhecer as relações familiares de um indivíduo, como também rastrear a sua ancestralidade em termos genéticos e geográficos. “O resultado dessas variações forma a base da análise de ancestralidade. Alguns padrões genéticos são compartilhados entre pessoas de origens diferentes, porém outros padrões são específicos de cada população.” Complementa Daniele.

Com o teste de ancestralidade também é possível conhecer informações genéticas da linhagem feminina da família pela análise do DNA Mitocondrial e pode ser realizado em homens e mulheres, uma vez que o cromossomo X está presente em ambos os sexos. Já as informações herdadas pela linhagem masculina são disponíveis apenas para os homens, já que é analisado o cromossomo Y. Para saber sobre suas origens, procure um laboratório credenciado ao DB Molecular e descubra mais sobre sua genealogia! 

 

NOSSOS PARCEIROS