Doenças Articulares no Idoso


O envelhecimento da população é um processo de amplitude mundial, com destaque para o aumento considerável da população com 70 anos de idade ou mais, levando ao incremento dos distúrbios crônico- degenerativos, entre eles as doenças osteomusculares e articulares. Essas doenças resultam em deficiências funcionais que impactam negativamente na independência e na qualidade de vida dos idosos.

Dentre as doenças articulares, a artrite reumatoide representa uma importante causa de diminuição da independência dos idosos, prejudicando a mobilidade e o desempenho de atividades diárias, resultando em dificuldades no auto-cuidado e prejuízos na qualidade de vida, contribuindo para perda da funcionalidade, má qualidade do sono, perda de força muscular e dor, comprometendo a participação e engajamento social, com importante repercussão negativa na saúde e no bem-estar dos indivíduos dessa faixa etária.

O diagnóstico da doença é feito por meio das informações clínicas, laboratoriais e radiográficas, onde a maioria dos pacientes com artrite reumatoide apresenta fator reumatoide alterado.

Outra importante doença reumática é a osteoartrite, caracterizada por um processo degenerativo da cartilagem articular, sendo uma das doenças musculoesqueléticas mais conhecida, tendo como consequências a morbidade e incapacidade. Entre as suas formas clínicas, a osteortrite de quadril e a de joelho são as mais relevantes pelo seu potencial de tornar o indivíduo dependente. O conhecimento das doenças osteomusculares e articulares, assim como tudo que envolve o tratamento do idoso, é fundamental para que as pessoas envolvidas identifiquem as demandas específicas para o adequado planejamento de ações tanto preventivas como curativas.

A Biotécnica possui em sua linha de produtos os kits de FR Látex (BT 30.004.00), FR Turbilátex (BT 20.007.00) e Waaler Rose (BT 30.006.00) para o diagnóstico de doenças articulares.

Referências Bibliográficas
JÚNIOR, E.P.P. et al. Doenças reumáticas e incapacidades no contexto do envelhecimento populacional. RBCEH. v. 7, n. 3, p. 460-467, 2010.
ROSITO, M.P. Doenças osteomusculares e articulares em idosos atendidos em um centro de reabilitação de um hospital universitário: Descrição da prevalência e do perfil demográfico e de saúde. Instituto de geriatria e gerontologia. 2012.
FREITAS, D.C.C.V et al. Associação entre sintomas de insônia e artrite reumatoide em idosos. Rev Esc Enferm USP. v. 47, n. 4, p. 869-875, 2013.

 


Giovana Gaeta Zompero 
www.biotecnica.ind.br 
sac@biotecnicaltda.com.br  +55 (35) 3214-4646