Otimize resultados na fase Pré-Analítica

As soluções de automação BC•Robo® e TS 1500 da Greiner Bio-One agilizam processos e previnem erros.


Laboratórios de análises clínicas em crescimento lidam com o aumento da oferta de exames em paralelo ao desafio de manter a qualidade dos serviços. Para garantir resultados de qualidade na realização desses exames, a Greiner Bio-One apresenta em seu portfólio dois equipamentos de alta performance: o BC•Robo® e o TS 1500, que permitem uma gestão automatizada de processos pré-analíticos, garantindo o atendimento das demandas de forma mais eficiente.

Quando todas as etapas da fase pré-analítica são realizadas manualmente, os processos de separação e análise das amostras ficam expostos a erro humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ ML), no livro Fatores Pré-analíticos e Interferentes em Ensaios Laboratoriais (2018), é nessa etapa que ocorrem a maior parte dos erros laboratoriais, estando erros de cadastro, sequência de tubos e identificação de pacientes, entre os principais.

O BC•Robo® prepara os tubos para coleta de amostras e monta o conjunto de cada paciente. Assim que os exames são cadastrados com base na ordem de teste do LIS na recepção do laboratório, ele seleciona os tubos necessários, cola as etiquetas com código de barras e libera em bandejas individuais junto com etiquetas complementares com os dados de cada paciente. O equipamento possui 2 módulos, com 4 gavetas cada um e tem capacidade para atender até 360 kits de pacientes por hora.

O TS 1500 é responsável por realizar a triagem dos tubos no momento da recepção, sendo capaz de controlar e monitorar a entrada de diferentes tipos de amostras, registrando-as no sistema do laboratório por meio da comunicação com o LIS. Possui uma entrada e 10 gavetas de saída, tem capacidade para processar até 1500 tubos por hora.

Esses equipamentos diminuem significantemente o risco de perdas ou erros na realização de exames, além de aumentar a produtividades nos laboratórios e diminuir o tempo de espera para pacientes, desde a coleta, até a retirada dos resultados.


www.gbo.com