Tecnologia e agilidade: LCI e o F-line


Hoje, mais do que nunca, as tecnologias são feitas para facilitar a vida do ser humano. Essa tendência tem se visto muito nos dias atuais, sobretudo nas áreas da saúde e diagnóstica: áreas em que a velocidade é essencial para a tomada de decisões.

Pensando nisso, a empresa LCI Diagnósticos tem oferecido ao mercado, o equipamento F-line, um dos mais completos sistemas de Point of Care do mercado.

 

 

Afinal, o que é um PoC (Point of Care)?

Os equipamentos point of care, ou PoC, são sistemas de fácil utilização para realização de testes junto do paciente. Possuem resultados rápidos e práticos para que a rotina no dia a dia laboratorial seja muito mais potencializada.

Já pensou em ter um equipamento que pode analisar + de 30 parâmetros dentro do seu laboratório?

Atualmente existe uma grande necessidade de apresentar resultados de testes com maior rapidez e com a máxima exatidão, especialmente em ambientes de rotina hospitalar. Neste caso, destacam-se os exames de Troponina, D-Dímero, entre outros.

Para falar um pouco do sistema PoC, convidamos duas das assessoras da equipe da LCI Diagnósticos para tirar algumas dúvidas referente ao equipamento F-Line.

 

Qual a grande diferença entre uma análise de teste rápido (imunocromatografia) para uma análise feita no F-line?

Tayna Iensen e Jhenny Marchioro: O equipamento F-Line utiliza a tecnologia da fluorescência com marcador európio, permitindo uma sensibilidade muito maior em relação aos testes rápidos oferecidos no mercado. O resultado não é observado a olho Nu, e sim medida por uma iluminação com motor e LED, o que diminui a possibilidade de controvérsias analíticas.

 

O que é e para que serve o coeficiente de variação?

Jhenny Marchioro: O Coeficiente de Variação ou apenas CV, é um meio que utilizamos para avaliar se um teste esta sendo preciso ou não. Quando o teste demonstra precisão ele tem uma boa reprodutibilidade, ou seja, a sua variação aleatória é pequena e uma mesma amostra demonstra reproduções confiáveis depois de repetidas analises. Por tal motivo dizemos que quanto menor o CV mais preciso e mais confiável é o resultado final da análise. 

 

O F-line também realiza teste de Covid?

Tayna Iensen: Sim, o F-Line realiza tanto os testes de antígeno quanto de anticorpos com leituras semi-quantitativas, além do Neutralizante.

 

O que é o Covid nAb?

Jhenny Marchioro: O teste Covid nAb é um Imunoensaio qualitativo para a medição de anticorpos Neutralizantes para o Covid-19. Sabe-se que a glicoproteina S medeia à entrada deste vírus nas células hospedeiras. Por tal motivo é o principal alvo dos anticorpos neutralizantes, os quais desempenham um papel importante na eliminação do vírus e por isso tem sido considerado um produto imunológico importantíssimo atualmente, ganhando espaço em cenário mundial.

 

É verdade que há um exame que diferencia Covid de Gripe nesse equipamento?

Tayna Iensen: Sim, a linha de testes de testes do equipamento F-Line é grande, e dentre eles tem um teste que chama muito a atenção que é o COVID AG+INFLUENZA A/B. Esse teste é um Imunoensaio de fluorescência (európio) para detecção semiquantitativa, simultânea e diferenciada de antígenos de SARS-CoV-2 (COVID-19), Influenza A e Influenza B. 

 

O exame de TB-Feron, qual a finalidade?

Tayna Iensen: A finalidade desse teste é o diagnóstico da infecção latente da Tuberculose utilizando a plataforma de imunoensaio fluorescente.

 

E você, gostou do sistema PoC? Já possui algo deste sistema no seu laboratório?

Caso haja interesse em ter esse sistema inovador em seu laboratório, entre em contato com a LCI Diagnósticos. A equipe de vendas e o time de assessoria sempre estão a disposição para tirar possíveis dúvidas e sempre priorizam.

NOSSOS PARCEIROS