Troponina e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Quarta Definição Universal de Infarto do Miocárdio - Sociedade Europeia de Cardiologia


A Quarta Definição Universal de Infarto do Miocárdio¹ estabeleceu critérios para o diagnóstico de IAM: ele é feito com base em um aumento ou queda de troponina, com pelo menos uma medida excedendo o percentil 99 de uma população saudável (indicando a presença de lesão miocárdica), no contexto de suspeita de isquemia coronariana (por exemplo, sintomas típicos, alterações no eletrocardiograma, evidência de perda da função miocárdica ou presença de doença arterial coronariana obstrutiva).

Se for diagnosticado, o IAM pode ser classificado em 5 tipos diferentes (figura 1), sendo 1 e 2 os mais frequentes. No entanto, um princípio destacado pela Definição Universal de IM é que, embora valores anormais de troponina de alta sensibilidade reflitam lesão de células miocárdicas, uma elevação não indica a causa subjacente da mesma. O IAM é uma importante causa de liberação de troponina. No entanto, outros processos podem levar à lesão miocárdica e elevação da troponina em ausência de IAM (Figura 2). Em alguns casos, pode se tratar de lesão miocárdica crônica, na qual os valores permanecem elevados, mas não mudam substancialmente durante horas/dias.

Em contraste, uma lesão miocárdica aguda normalmente provoca mudança no padrão de valores da troponina e pode ser resultado de causas isquêmicas ou não-isquêmicas.

A lesão miocárdica é considerada aguda se houver aumento ou queda de valores de troponina. O diagnóstico de infarto do miocárdio, incluindo o tipo 2, requer evidência clínica de isquemia miocárdica.

Referências:
1. Thygesen K, et al.Executive Group on behalf of the Joint European Society of Cardiology (ESC)/
American College of Cardiology (ACC)/American Heart Association (AHA)/
World Heart Federation (WHF) Task Force for the Universal Definition of Myocardial Infarction. Fourth Universal Definition of Myocardial Infarction (2018)
Roche Diagnóstica Brasil Ltda. Atendimento ao cliente: 0800 77 20 295 www.roche.com.br
Av. Engenheiro Billing, 1729, prédio 38 São Paulo - Brasil © 2019 Roche
Todas as marcas mencionadas possuem proteção jurídica
COBAS H, COBAS E e ROCHE CARDIAC são marcas registradas Roche
Abril/2019 - Cód. MC-BR-00287
Todos os reagentes comercializados no Brasil estão devidamente registrados, para obter a relação dos números de registro ligue para 0800 77 20 295