ABIMED debate saúde baseada em valor e transformação digital no HIS


A ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde promoveu recentemente dois painéis para debater “Saúde baseada em valor” e “Impactos da transformação digital no futuro do setor”.
 
Os painéis foram realizados no HIS 19 (Healthcare Innovation Show) e reuniram especialistas de diferentes segmentos da cadeia de saúde –hospitais, sociedades médicas, planos de saúde e indústria – para propiciar uma visão abrangente e múltipla sobre os tópicos.
 
“O significado de valor pode variar conforme o segmento da área da saúde. De modo geral, é a melhor entrega de resultados para os pacientes, evitando-se desperdícios. A transformação digital, por sua vez, é o futuro da área da saúde, um caminho sem volta”, destacou Carlos Goulart (foto), relações institucionais e governamentais da ABIMED e coordenador dos painéis.
 
Os participantes destacaram que o resultado alcançado com o paciente é a melhor medida para avaliar a assistência recebida. Mas pontuaram, por outro lado, que o desafio principal é estabelecer, em todas as patologias, parâmetros que possibilitem uma avaliação.
 
Outro ponto destacado, foi a questão do desperdício, uma vez que o melhor desfecho para o paciente pressupõe não apenas a utilização dos melhores procedimentos, mas também o uso racional dos recursos.
 
No painel sobre transformação digital, os debatedores afirmaram que apenas o critério “custo” não pode ser adotado para definir a incorporação de novas tecnologias nos sistemas público e privado de saúde porque ele penaliza o paciente.
 
Hospitais, planos de saúde e representantes de sociedades médicas ressaltaram que a saída em face dos orçamentos enxutos com que as organizações trabalham atualmente é reduzir desperdícios e acelerar a adoção de tecnologias como o prontuário eletrônico e a telemedicina, que ampliam o acesso e promovem redução de custos, contribuindo para melhorar a sustentabilidade do sistema de saúde.
 
Confira os participantes dos painéis ABIMED:
 
Painel Saúde Baseada em Valor: O que é Valor para cada Agente da Cadeia de Saúde
 
Eduardo Morbin - Gerente de Saúde e Medicina da Companhia Siderúrgica Nacional
Flávio Bitter – Diretor do Bradesco Saúde
Luis Francisco Cardoso – membro da Comissão Diretora de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês
Marcelo Queiroga – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Carlos Sacomani – Diretor da Sociedade Brasileira de Urologia
Marcos Hume (moderador) – Coordenador do Comitê de Valor em Saúde da ABIMED
 
Painel Transformação Digital: O Futuro da Saúde
 
Antonio José Pereira (Tom Zé) - Superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Alexandre Luque - Diretor de Contas Estratégicas da J&J Medical Brasil 
Fabricio Machado- Diretor na Prevent Senior
Carlos Domene – Presidente da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica)
Paulo Banevicius (Moderador) - Diretor de Healthcare IT, GE Latam