Ações realizadas pela equipe de farmácia do HU-UFSCar são premiadas em evento de Farmácia Hospitalar


Dois trabalhos apresentados pela equipe de Farmácia do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberam menção honrosa durante o XII Congresso Brasileiro & VII Sul-Americano de Farmácia Hospitalar, realizado no último mês de maio, em Fortaleza (CE). Os projetos do HU concorreram com mais de 600 trabalhos na categoria "Pôster" e descreveram resultados de atividades clínicas desenvolvidas pelos farmacêuticos do Hospital. Um dos projetos analisou intervenções farmacêuticas e verificou como e quanto elas foram importantes no atendimento prestado aos pacientes. De acordo com Fábio Carrasco, farmacêutico e Chefe do Setor de Farmácia do HU, a temática foi escolhida considerando que a participação do farmacêutico nos projetos terapêuticos pode contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos e para a segurança da farmacoterapia. "O trabalho destaca a importância das atividades clínicas farmacêuticas e subsidia a implantação dos serviços de farmácia clínica em hospitais", afirma Carrasco.

O outro estudo premiado relatou a integração entre as equipes de Farmácia e de Pediatria do HU-UFSCar, para o compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre o uso de medicamentos no tratamento das crianças. O projeto promoveu sessões de discussões entre farmacêuticos, docentes e médicos da Pediatria do Hospital. "A principal contribuição desses projetos é a promoção do uso racional de medicamentos e maior segurança na terapia medicamentosa", reforça Carrasco.

Congresso

O evento é o maior na área de Farmácia Hospitalar realizado na América Latina e contou com mais de 1.500 participantes. O congresso é atualmente um dos mais tradicionais da comunidade farmacêutica hospitalar brasileira e constitui-se como um cenário para debates sobre o avanço dos profissionais e das práticas farmacêuticas. Durante a programação foi realizado também o II Encontro de Farmacêuticos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU-UFSCar.