Empresas interessadas em reavaliarem seus testes de Covid devem entrar em contato com o Programa de Revalidação


Ano passado, o Brasil teve ciência da vasta quantidade de testes vencidos, estocados no Ministério da Saúde, e no setor privado, por conta do prazo cartorial estipulado pela Anvisa e registrados sob a Resolução RDC 348/2020. Depois de negociações com a Agência, estes kits foram liberados, mas sujeitos à reanálise.

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), em conjunto com entidades do semento laboratorial como a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), começou a receber estes testes para a devida revalidação, com apoio do INCQS.

O novo Programa de Avaliação, oficializado pela Resolução RDC 445/2020 da Anvisa, teve início da pandemia do novo coronavírus, e configurou-se em referência do setor. Para isso, utiliza a expertise das maiores redes de laboratório do país. São, por enquanto, 13 laboratórios públicos e privados, em diversas localidades, que têm acesso a amostra de pacientes infectados com a Covid-19, com o mote de avaliar eficácia, qualidade e segurança dos testes. Os resultados das avaliações são publicados no site www.testecovid19.org .

Ao contrário do original, nesta fase do programa, será emitido um relatório com os resultados com a proposta de ajudar a Anvisa na tomada de decisões no tocante aos lotes avaliados e sua revalidação. Todos os dados como sensibilidade e especificidade serão computados e disponibilizados pelo programa e publicados no site.

Em um momento do avanço da segunda onda da pandemia, e sem a perspectiva de vacinação em massa em curto prazo, faz-se necessária, mais do que nunca, a testagem frequente de todos aqueles que estão com algum sintoma ou de seus contactantes, a fim de se interromper a circulação do vírus.

As empresas que estão interessadas em reavaliarem seus kits de diagnóstico do novo coronavírus deverão entrar em contato pelo canal do próprio site do Programa - https://testecovid19.org/contato/

NOSSOS PARCEIROS