Paciente do Amaral Carvalho (Jaú- SP) recebe prótese confeccionada com molde 3D


Recentemente, Sr. Antônio Augusto Cardoso de Almeida Leite, de 72 anos, começa uma nova vida. Depois de um ano de uma cirurgia oncológica em que foi necessário mutilar parte da face, o aposentado recebeu uma prótese já confeccionada com molde da impressora 3D. 

O paciente, que chegou com óculos de sol e boné, saiu do consultório com um sorriso ainda tímido e com óculos apenas de grau. “Antes, eu não queria sair de casa. Saía só à noite e com óculos grandes para cobrir bem”, comenta.

O Hospital Amaral Carvalho (Jaú/SP)desenvolve, em parceria com a Fundação Rotária e a empresa de soluções tecnológicas TRÍON, de Brasília/DF, o Projeto Faces, coordenado pelo cirurgião dentista Cassiano Alves Ferreira Neto, que tem como objetivo ofertar gratuitamente próteses para pacientes que passaram por tratamento de câncer na região da face. A iniciativa visa adquirir impressoras 3D para produção dos moldes, antes esculpidos à mão pelo cirurgião. A prótese do Sr. Antonio foi confeccionada com uma impressora cedida pela empresa parceira. “A impressora foi cedida para que eu pudesse já fazer o treinamento e aprender como fazer o trabalho”, comenta Ferreira Neto. Além dessa, outras duas próteses nasais foram produzidas já com a nova tecnologia.

As próteses bucomaxilofaciais devolvem ao paciente a segurança ao comer, falar, sorrir e promovem melhora na autoestima e reinserção social. Com as impressoras 3D e todos os equipamentos desse projeto, as peças serão oferecidas aos pacientes de forma gratuita e com muito mais rapidez e precisão.

 

Sobre o Hospital Amaral Carvalho

O Hospital Amaral Carvalho é uma centenária instituição de saúde, reconhecida pelo tratamento oncológico de qualidade e assistência social a pacientes vindos de todos os estados brasileiros, além de ser o centro que mais realiza transplantes de medula óssea no País.

Anualmente, atende mais de 70 mil pessoas e realiza mais de um milhão de procedimentos, como quimioterapia e radioterapia.

 

Nova vida: o cirurgião dentista Cassiano Alves Ferreira Neto ajusta a prótese do senhor Antonio  

NOSSOS PARCEIROS