Preparativos para o 46° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

*Prof. Dr Marcos Kneip Fleury


Mais uma vez estamos ultimando os preparativos para o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC. Neste ano, a 46º edição deste importante evento acontecerá de 16 a 19 de junho na cidade de Belo Horizonte.

Temos as maiores e melhores expectativas para este Congresso, afinal ele acontece em Minas Gerais, onde se concentra o maior número de sócios da SBAC e de participantes do PNCQ, além de ser a sede com maior quantidade de laboratórios acreditados pelo DICQ.

O ambiente do diagnóstico laboratorial exige de seus profissionais uma constante atualização nas novas tecnologias e metodologias que são rapidamente incorporadas ao dia a dia dos colegas. Assim, como sempre, esperamos que o evento seja uma oportunidade de encontro entre mestres, alunos e colegas, de compartilhamento de experiências e, principalmente, de aquisição de conhecimentos ao se entrar em contato com o que há de mais novo no universo das Análises Clínicas

É sempre um grande desafio preparar uma grade científica que consiga abordar a grande variedade de temas, interesses e especialidades que fazem parte de nossa atividade em apenas 4 dias. Com este objetivo, a programação científica é elaborada cuidadosamente, sempre com a intenção de prestigiar as diversas questões que se apresentam diariamente nas bancadas dos laboratórios de todo o país.

O tema do CBAC este ano é o “Profissional do Futuro” e, desta forma, buscamos trazer o que existe de mais atual, não só nas áreas tradicionais do conhecimento técnico, mas também em áreas que são fundamentais para a sustentabilidade dos laboratórios de análises clínicas. Abordaremos em conferências e mesas-redondas temas como o relacionamento dos laboratórios com os regulamentos sanitários, a era digital e o uso de dados, o controle e os indicadores de qualidade e desempenho e os conceitos da medicina especializada/ personalizada.

Destacamos algumas atividades já tradicionais, como os seminários de lâminas em hematologia, parasitologia e citologia – sempre motivo de grande interesse dos colegas. Contamos também com cursos teórico-práticos nas áreas de microbiologia e micologia, sessões interativas e o fórum de proprietários e gestores. Além da grade científica, uma programação social variada certamente proporcionará momentos de descontração e congraçamento aos presentes.

E, para finalizar, reiteramos nossos mais sinceros agradecimentos aos palestrantes que se juntarão a nós trazendo suas experiências e compartilhando seus conhecimentos.

Reforçamos, assim, nosso convite para que venham todos a Belo Horizonte para o mais importante evento das análises clínicas do país. Participem das atividades científicas e da feira de exposições variada e cheia de novidades. Desfrutem da hospitalidade mineira aproveitando os monumentos históricos as belas paisagens e sua famosa culinária.