Projeto mais inovador para detecção precoce de câncer ginecológico


Uma imersão de cerca de 80 horas em apenas cinco dias (16 a 20 de dezembro), no programa de Inovação Médica  – B.E.S.T Innovation Course, promovido pela primeira vez no Brasil, gratuitamente, no Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD Barretos), resultou no desenvolvimento de soluções inovadoras que deverão impactar o mundo nos próximos anos.

O projeto vencedor apresentou solução altamente tecnológica, onde mulheres poderão prevenir, precocemente, o câncer ginecológico. Desenvolvido por equipe multidisciplinar que integra médicos, designer e engenheiro, o projeto seguirá em desenvolvimento sob proteção de propriedade intelectual do IRCAD França.

Ao todo, 20 pessoas do Brasil, Holanda, Peru e Equador, participaram gratuitamente da fase presencial do programa. Já na fase online participaram 100 pessoas de todo o mundo. Sob a coordenação de especialistas em inovação médica reconhecidos mundialmente, os participantes foram organizados em grupos para desenvolver as soluções voltadas ao combate do câncer ginecológico, um dos que mais matam mulheres no Brasil, especialmente na região norte do País.

Para o coordenador científico do IRCAD Barretos, Dr. Luis Gustavo Romagnolo, o programa superou as expectativas e segue a filosofia do Hospital de Amor, entidade a qual o IRCAD Barretos faz parte, “ O Hospital de Amor é um dos maiores parques tecnológicos da saúde da América Latina e receber o B.E.S.T aqui consolida essa trajetória de humanização construída, onde profissionais apaixonados pelo ser humano, buscam, diariamente, novas formas de melhorar o tratamento”, finalizou.  Romagnolo confirmou ainda a realização da segunda edição do Programa, em dezembro de 2020.

Alunos e Docentes do Best Brasil