Saiba mais sobre o condicionamento de água para o uso em laboratório.

Conheça quais são os dois tipos de água para diversas aplicações laboratoriais, e como esses métodos podem ser empregados na indústria.


O índice de pureza e a qualidade água é um fator essencial para que diversos tipos de testes e experimentos realizados em laboratórios possam ser validados. Isso significa que os laboratórios precisam adotar um condicionamento especial de água para concretizarem suas atividades sem correr riscos. 

Tanto em ensaios clínicos como em testes experimentais, as equipes dos laboratórios precisam ter certeza sobre a pureza da água utilizada. Isso é o que garante que não existem resíduos, bactérias e outros elementos microbianos no líquido, os quais poderiam atrapalhar nos resultados finais obtidos pelo experimento e impedir a análise detalhada do comportamento de reagentes químicos ao longo da pesquisa.
 
Categorias de água purificada para laboratório
 
Os níveis existentes de purificação da água exigidos na atualidade são: água ultrapura tipo I ou I +; água purificada tipo II ou II +, e água de osmose reversa tipo III. Entre eles, a categoria específica do recurso hídrico necessário depende da natureza de cada pesquisa ou experimento.
 
Métodos de condicionamento da água para laboratórios 

 
Nesse aspecto, a Veolia Water Technologies é uma das grandes referências globais no fornecimento de equipamentos inovadores e compactos para laboratórios, encarregados por tratar uma água purificada, ultra pura, e a água de osmose reversa. Com décadas de experiência em colaboração com profissionais desse segmento, a empresa oferece dois tipos de aplicações eficientes para a água em laboratórios. Saiba a seguir quais métodos são eles e os principais detalhes sobre sua utilização.
 
1.    Sistema de Água de Ponto de Uso
 

O método conhecido como sistema de água para laboratório de ponto de uso oferece uma água ultrapura tem como seu grande diferencial o fato de não oferecer a água purificada através de tubulações, e sim em um sistema sob demanda, capaz de fornecer a quantidade necessária sempre que for preciso. Além disso, o fato de não utilizar tubulações é um ponto a seu favor, tendo em vista que tais encanamentos muitas vezes afetam o nível de qualidade da água.
 
A Veolia Water Technologies oferece sistemas de ponto de uso, dedicados a fornecer água pura, que são capazes de atender as demandas de todas as aplicações de laboratório. Isso inclui desde a lavagem de rotina de vidrarias até a água ultrapura necessária para atividades de elevada complexidade e nível de exigência, como é o caso análise de ultra traços e do espectrômetro de massa com plasma indutivamente acoplado (ICPMS).
 
Os principais benefícios dessa aplicação incluem os seus custos reduzidos de operação, o abastecimento eficiente e de confiança de água purificada nas categorias I, II e III, e sua capacidade de fornecimento que pode chegar a até mil litros diários. Além disso, o sistema de água para laboratório de ponto de uso é compacto e possui um suporte completo dos especialistas da Veolia, os quais se encarregam de monitorar os sistemas, cuidar de sua manutenção e auxiliar em seu gerenciamento.
 
2.    Sistemas Centralizados de Água
 

A aplicação dos sistemas centralizados de água para laboratórios, por sua vez, é responsável por purificar, armazenar e distribuir a água com base em uma única unidade central. São indicadas especialmente para as centrais laboratoriais que necessitam de um fornecimento contínuo e genuíno de água que esteja de acordo com os padrões de pureza exigidos. 
 
Quando o abastecimento da água purificada é necessário em unidades distintas, o sistema centralizado, que é alimentando por um anel principal, responsável por abastecer volumes elevados de água de excelente qualidade, é definitivamente uma das melhores opções.
 
O time de profissionais especializados em água laboratorial da Veolia Water Technologies possuem grande experiência para oferecer suporte em cada uma das fases desse processo, desde o conceito inicial até a sua viabilização e instalação. Esses sistemas conseguem fornecer um volume de cerca de 38 litros de água de elevada pureza das categorias I, II e III a cada minuto, o que representa uma quantidade de até seis mil litros a cada dia.
 
Como esses métodos são empregados na indústria?
 
Os sistemas centralizados de água para laboratório são muito usados nos dias de hoje em inúmeros tipos de estabelecimento. Seu uso é comum em laboratórios de universidades e institutos ligados a pesquisa acadêmicas, laboratórios farmacêuticos, laboratórios que realizam testes clínicos para hospitais e empresas do segmento farmacêutico.
 
Em relação aos laboratórios farmacêuticos, em especial, a água desempenha um papel essencial em diversas atividades desses empreendimentos. Além de ser um elemento crucial de muitos remédios, a água também é utilizada para resfriar e realizar a limpeza necessária dessas instalações.
 
Não por acaso, esses laboratórios consomem grandes fluxos de água, e dependem diretamente desse recurso para manter as suas operações. A Veolia Water Technologies contribui para evitar riscos de contaminação e ainda reduz os custos operacionais desses laboratórios, abastecendo-os com água ultrapura, compatível com os níveis de exigência mais elevados de farmacopéia.
 
Como funciona a manutenção dessas aplicações?
 
As empresas que instalam em suas unidades laboratoriais os equipamento de purificação de água fornecidos pela Veolia Water Technologies e sua subsidiária, ELGA, ganham um acesso automático a uma gama de serviços extras, os quais foram pensados justamente para atestar a eficiência e confiabilidade das operações.
 
Seja qual for o tamanho do laboratório ou o local em que o mesmo se encontra, as equipes especializadas da Veolia a nível regional oferecem um suporte completo, que inclui processos de manutenção regular e preventivo, com foco na sustentabilidade e em aprimorar o desempenho do sistema. Além disso, a empresa também viabiliza treinamentos presenciais e online para que os profissionais compreendam plenamente o funcionamento de suas tecnologias.
 
A maneira como a água é utilizada nos laboratórios e na condução dos experimentos pode afetar diretamente na reputação da instalação e em seus resultados. Por essa razão, a Veolia trabalha em parceria com essas instituições para oferecer as soluções de purificação de água mais modernas e tecnológicas do mercado.

 

 

Fonte
Marketing & Communication LATAM

www.veoliawatertechnologies.com/latam/pt

 

NOSSOS PARCEIROS