Segunda torre do Hospital Unimed Ribeirão Preto dobra número de leitos e cria maternidade própria

Previsão de conclusão das obras é para 30 meses e ocupação do espaço começa em agosto, com ampliação de UTI adulto e implantação de UTI infantil e neonatal


– Inaugurado em maio de 2016, o Hospital Unimed Ribeirão Preto entra agora em seu primeiro plano de expansão, com o início das obras para implantação da sua segunda torre. Quando esta etapa estiver totalmente concluída - a previsão é de 30 meses para as obras -, o hospital terá condições de duplicar sua capacidade de atendimento e de oferecer novos serviços aos seus mais de mil médicos e mais de 150 mil clientes dos planos operados pela cooperativa médica em Ribeirão Preto e região.

O início das obras desta segunda etapa do hospital marca os 50 anos de atuação da Unimed em Ribeirão Preto e ocorre três anos antes do previsto originalmente. "Esta antecipação se dá em razão da alta aceitação e satisfação do cliente do hospital que, em pouco mais de quatro anos de atuação, já se consolida como um dos principais do Estado de São Paulo", afirma Julio César Paim, diretor geral - CEO da Unimed Ribeirão.
 
O programa de ocupação gradual do novo espaço terá início em agosto de 2021, com a ampliação da UTI adulto, que passará dos atuais 21 leitos para 31, e implantação de UTI infantil e neonatal com 10 leitos. Em seguida, será criada uma maternidade própria, que vai ocupar dois dos cinco novos pavimentos do hospital. Ao todo serão mais cinco mil metros quadrados, totalizando 24 mil metros quadrados de área construída às margens da rodovia José Fregonezi (Ribeirão Preto - Bonfim Paulista), nas proximidades do Anel Viário Sul.
 
Com as obras concluídas, leitos hospitalares, internações, serviços de pronto-atendimento e exames serão ampliados. Os leitos passarão de 138 para 270 unidades. Em 2020, o Hospital Unimed Ribeirão Preto recebeu 11.889 internações, realizou 15.503 procedimentos cirúrgicos e foi responsável por 73.307 exames de diagnóstico por imagem e outros 853.065 exames laboratoriais.
 
Ao dobrar sua capacidade de atendimento, a segunda torre permitirá ao hospital a criação, além da Unidade Materno Infantil própria, a ampliação do Centro Avançado de Cardiologia e de tratamentos do aparelho digestivo, somando-se ao trabalho de referência que o hospital já realiza nas áreas de Trauma, Ortopedia, Neurologia (centro de AVC) e Radiologia Intervencionista. O novo espaço também permitirá ao Hospital Unimed Ribeirão Preto evoluir seu atendimento para a área de transplantes de rins (já credenciado), e de medula óssea e tecidos músculo esqueléticos (ambos em fase de credenciamento).
 
"Para o médico cooperado, estas obras representam uma realização profissional e a ampliação de sua oportunidade de atuar no hospital próprio da Unimed, internando seus pacientes e fazendo cirurgias onde se pratica uma medicina de primeiro mundo", avalia o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira.
 

Investimento

Com um investimento total de cerca de R$ 50 milhões, a Unimed Ribeirão Preto gera até 200 empregos diretos na construção da nova estrutura, que não interfere no dia a dia dos atendimentos do hospital. Quando concluída, a segunda torre será responsável por abrir mais 500 novas vagas de trabalho, elevando o quadro de pessoal para 1.300 empregos diretos.

Para dar sustentação a toda expansão do projeto do hospital, uma área para apoio técnico-administrativo e ampliação de vagas de estacionamento será edificada. O plano diretor do Hospital Unimed prevê ainda, em sua última etapa, um Medical Center a ser implementado dentro do cronograma de dez anos para a implantação total da unidade hospitalar.

Segundo Julio Paim, esta ampliação ocorre em um contexto de planejamento estratégico, de solidez e crescimento sustentável da cooperativa médica. "A Unimed se consolida, assim, como a principal prestadora de serviços médicos de qualidade na região Nordeste Paulista e nossa marca ganha impulso para seguir com seus investimentos permanentes em mais estrutura para os profissionais cooperados e seus clientes", completa o diretor geral - CEO da Unimed Ribeirão Preto.

 

Fonte: Valter Jossi Wagner | Jornalista

Verbo Nostro Comunicação Planejada

NOSSOS PARCEIROS