Stratasys lança impressora 3d digital anatomy


A líder em impressão 3D Stratasys (NASDAQ: SSYS) está ampliando ainda mais seu compromisso com o setor médico com a nova impressora 3D J750 ™ Digital Anatomy ™. Desenvolvida para reproduzir a sensação, a capacidade de resposta e a biomecânica da anatomia humana em modelos médicos, o sistema melhora a preparação cirúrgica e o treinamento, ao mesmo tempo em que ajuda a trazer para o mercado novos dispositivos médicos de forma rápida.
 
Atualmente, os médicos têm como opções para treinamento ou preparo pré-cirurgia cadáveres, animais, modelos tradicionais ou de realidade virtual, todos com limitações significativas. Diferente dos modelos animais, que somente se aproximam da anatomia humana e que podem gerar preocupações éticas, ou dos modelos de cadáveres, os quais não oferecem as mesmas condições de tecido vivo e precisam de um ambiente controlado, a impressora 3D Digital Anatomy recria a resposta real do tecido e pode ser usada em qualquer lugar, sem a necessidade de instalações específicas. Ela também permite que os usuários se concentrem em patologias específicas.
 
"Acreditamos no potencial da impressão 3D para fornecer melhores serviços de saúde, e a impressora 3D Digital Anatomy é um grande avanço", afirma Eyal Miller, Head da Unidade de Negócios de Serviços de Saúde da Stratasys. "Estamos oferecendo aos cirurgiões um ambiente de treinamento mais realista e sem riscos. Os fabricantes de dispositivos médicos poderão melhorar a forma como lançam produtos no mercado, realizando a verificação de projetos, validações, estudos de usabilidade e análise de falhas nos novos modelos."
 
A nova impressora 3D já foi testada em várias organizações. O Jacobs Institute, um centro de inovação médica com sede em Buffalo, Nova York, focado em acelerar o desenvolvimento de dispositivos na medicina vascular, está testando a impressora 3D Digital Anatomy para recriar importantes componentes vasculares para testes e treinamentos avançados. "A impressão 3D tem sido ótima para reproduzir a anatomia específica do paciente em comparação com cadáveres ou com modelos animais. No entanto, a última fronteira para o realismo do modelo de órgão tem sido a sensação de tecido vivo e o realismo biomecânico", diz Adnan Siddiqui, Diretor Médico do Jacobs Institute. "Isso é exatamente o que a impressora 3D Digital Anatomy fornece. Acreditamos que esses modelos proporcionam a melhor oportunidade para reproduzir as condições fisiológicas humanas, com a finalidade de simular situações clínicas reais e estudar novos dispositivos para determinar sua eficácia antes de apresentá-los aos pacientes."
 
Além da impressora 3D, a Stratasys também está lançando três novos materiais: TissueMatrix™, GelMatrix™ e BoneMatrix™, usados para criar aplicações de impressão 3D cardíacas, vasculares e ortopédicas. Também será lançada uma lavadora que remove material de suporte de vasos sanguíneos impressos em 3D.