Temas do SBAC Digital Reforçam Doenças Relacionadas à Covid-19


As infecções fúngicas e bacterianas foram tema do programa de atualizações técnicas e científicas promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas em junho. Para a edição de julho, entram em pauta o diagnóstico de dengue e a diferenciação das viroses respiratórias em tempos de COVID-19.

 

O Programa de Junho 

Antes do início do programa, o Presidente da SBAC prestou uma homenagem ao Professor Mateus Mandu de Souza, um profissional que esteve presente desde o início nos momentos mais importantes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Mateus faleceu no mês de junho, e sua falta será sentida por todos da instituição.

Na ocasião, também foi feito um comunicado oficial sobre a necessidade técnica de adiamento do 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que aconteceria em Fortaleza. Entre os principais motivos estão as indefinições apontadas pelo centro de convenções do Ceará, e as incertezas relacionadas aos eventos presenciais deste porte.

A decisão também reforça a postura da SBAC enquanto sociedade científica da saúde. 

Entre as palestras, tratou-se da mucormicose que ficou popularmente conhecida como fungo negro, e outros tipos de fungos pelo Dr. Paulo Neufeld, que selecionou ainda uma coleção de imagens microscópicas que podem facilitar o diagnóstico laboratorial de outras infecções fúngicas oportunistas associadas à Covid-19. Paulo é doutor em vigilância sanitária pela Fiocruz; mestre em ciências pela UFRJ e editor chefe da revista brasileira de análises clínicas.

Outro assunto da edição foram as infecções bacterianas, que apareceram com frequência em pandemias de síndromes respiratórias agudas, abordadas pelo o Dr. Alessandro Silveira que apresentou uma série de artigos científicos reforçando a importância da medicação consciente, e da microbiota intestinal. Alessandro é doutor em ciências da saúde e pós-doutor em microbiologia, e autor do livro "O lado bom das bactérias”. 

O programa também trouxe uma entrevista com a Dra. Mauren Isfer Anghebem, atual coordenadora do título de especialista em análises clínicas (TEAC), concedido pela SBAC para atestar o alto grau de conhecimento e excelência técnica dos profissionais da área. Os critérios de avaliação foram atualizados, e foram expostas as inovações para a concessão do título.

O programa ficará disponível até o dia 20 de Julho na plataforma do evento.

 

A Próxima Edição 

A edição de julho terá estreia no dia 21, e contará com mais assuntos relacionados à Covid-19: os diagnósticos diferenciais para dengue e as doenças respiratórias que possuem sintomas semelhantes à infecção por SARS-CoV-2. Os palestrantes serão os professores Dr. Dennis Armando Bertolini, e a Dra. Clarisse Martins Machado.

Também é esperada a presença do Dr. Marcos Fleury, que irá comentar sobre a decisão do adiamento do congresso, e as alternativas possíveis para a disseminação do conhecimento neste segundo ano de pandemia.

 

Informações:

Data do próximo evento: 21 de julho de 2021

Horário: 18:30

Local: on-line, em www.sbacdigital.com.br

Ingressos: Acesso livre para sócios da SBAC e convidados dos patrocinadores do programa.

 

Caso você não seja um associado da SBAC e queira um ingresso, solicite a um dos patrocinadores do evento (quantidade limitada).

NOSSOS PARCEIROS